Capacitação prepara servidores para atuar em situações de emergência

Sira Valeska de Araújo Ribeiro – farmacêutica que atua no almoxarifado da Secretaria de Saúde – agora se sente preparada para ajudar pessoas em casos de emergência, tanto no ambiente de trabalho quanto em família e outros meios sociais. Ela faz parte do grupo de servidores capacitados com o Curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros, oferecido pela Vigilância de Saúde do Trabalhador e ministrado pela enfermeira Luiza Helena Franchini.

As lições que mais despertaram o interesse da farmacêutica que é mãe de filhos pequenos foram as sobre manobras para resolver casos de engasgos e de paradas cardíacas. “Descobri agora que um engasgo pode matar alguém em dois minutos e que sou capaz de fazer alguma coisa para evitar o pior. Posso salvar vidas. Agora eu estou mais preparada para ajudar nesses casos de emergência”, avalia.

Sira Valeska destaca também os alertas da instrutora sobre a prevenção das emergências no ambiente de trabalho. A lição especial foi para que todos fiquem atentos à importância de adotar os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para evitar acidentes de trabalho e as consequentes situações emergenciais.

A enfermeira Luiza Helena Franchini orientou os participantes a prestarem socorro aos pacientes com ferimentos, fraturas, queimaduras e vítimas de picadas de animais peçonhentos, engasgo e parada cardíaca. Na palestra de noções básicas de primeiros socorros, a enfermeira ensinou como pessoas leigas podem fazer as primeiras intervenções no momento de emergência. “Toda pessoa capacitada pode contribuir para solucionar um caso de emergência e ajudar a salvar vidas”, explica.

Bernadete Bispo da Silva – responsável pela Vigilância de Saúde do Trabalhador – conta que o curso beneficiou todas as equipes locais. Ela calcula que a média de dois a quatro funcionários de cada unidade participou da capacitação que faz parte das atividades voltadas para a saúde do trabalhador. O serviço foi implantado dentro do Departamento de Saúde Coletiva que é coordenado pelo biólogo Edgar Prates.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo