Brasil vence o Japão e vai à semifinal do volei feminino

PEQUIM (China) – A seleção brasileira feminina de vôlei está na semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na primeira partida da fase de mata-mata, contra a frágil seleção do Japão, o Brasil não teve nenhuma dificuldade para vencer por 3 sets a 0 (25/12, 25/20 e 25/16), em 1h05.
A rival do Brasil na próxima fase sairá do confronto entre Rússia e China, que acontece às 9 horas desta terça-feira (horário de Brasília
Depois de vencer o primeiro set em apenas 18 minutos, o técnico José Roberto Guimarães teve de pedir tempo na segunda parcial, quando o Japão melhorou, encostou no placar (11/12) e o Brasil perdeu a concentração. O time voltou para o jogo e não teve dificuldade para fechar a parcial.
No terceiro set, o Brasil jogou atrás, mesmo diante de um rival baixinho, até empatar por 11/11 e virar com um ponto de bloqueio de Walewska. Daí para a frente mandou na parcial. A meio-de-rede Fabiana e a atacante Mari foram as principais marcadoras do jogo, com 14 pontos cada uma. Pelo Japão, Saori Kimura fez 10 pontos.
O Brasil chega à semifinal com uma campanha impecável na Olimpíada — soma seis vitórias, 18 sets vencidos, nenhum perdido. Mas o retrospecto não significa facilidade na semifinal — venceu vai par a decisão do ouro, perdeu terá que brigar pelo bronze.
Histórico
O Brasil tem duas medalhas de bronze com o vôlei feminino, conquistadas nos Jogos de Atlanta/1996 e Sydney/2000. A levantadora Fofão, de 38 anos, que está mostrando uma excelente performance em Pequim, é remanescente dessa geração.
No outro lado da chave, Cuba derrotou a Sérvia por 3 a 0 (26/24, 25/19 e 26/24) e pegará, na semifinal, o vencedor de Estados Unidos e Itália
ig