34.5 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Candidatos do Sintep em Rondonópolis falam sobre prioridades, eleição será na quarta (15)

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) completará 57 anos de existência neste mês em meio ao processo de renovação de suas lideranças. A eleição será na próxima quarta-feira (15) e, além da direção estadual, os trabalhadores também vão escolher os novos dirigentes regionais e municipais.

Em Rondonópolis mais de 700 profissionais estão aptos a participar da votação, que será realizada das 08h00 da manhã até as 20h00 . Além de uma urna fixa na subsede, destinada principalmente aos aposentados e pensionistas, o município terá 13 locais de votação e mesários volantes nas escolas.

Para votar é preciso estar sindicalizado há pelo menos três meses e estar em dias com as obrigações sindicais. A lista de votação está disponível na subsede do Sintep e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3424-1145 ou mesmo pelo whatsapp (99998-1145).

A eleição terá chapas únicas disputando as diretorias estadual e municipal. Valdeir Pereira, o atual presidente, concorre à reeleição. No município a candidata a presidente é Antonia Aparecida, considerada uma das principais revelações do movimento sindical nos últimos anos. Ela está fazendo campanha ao lado do experiente Bartolomeu Basili Belmonte – que já presidiu a subsede do Sintep e agora disputa a direção Regional, que engloba Rondonópolis e cidades vizinhas.

VALORIZAÇÃO

Antônia é servidora concursada e deve ser a primeira técnica administrativa educacional a dirigir o Sintep em Rondonópolis.

“Estamos nos propondo a dar continuidade e ampliar a luta pela defesa dos direitos, que têm sido alvo de ataques insistentes. Os desafios são enormes e a luta é desigual, já que o Governo dispõe do poder econômico e do apoio da mídia. O nosso desafio é buscar a unidade para fortalecer a luta, com foco máximo na valorização profissional”, diz ela.

Além da garantia do Reajuste Geral Anual (RGA) e da recomposição das perdas acumuladas nos últimos anos, bandeiras do movimento em todo o Estado, Antonia pretende realizar uma ampla campanha de sindicalização e também eventos visando agregar a categoria e formar novos quadros sindicais.

As propostas incluem ainda ações de combate ao assédio moral, contra a terceirização de serviços e pela construção de uma sede própria para o sindicato em Rondonópolis.

“Este é um sonho antigo e atende uma orientação do Sintep-MT, que sempre teve um olhar para a importância de estruturar o sindicato em todas as cidades. Hoje funcionamos numa sede alugada. Vamos movimentar a categoria para viabilizar um espaço permanente, que sirva de referência para todos nós”.

REGIONAL

O candidato a diretoria Regional Sul I, Bartolomeu Basili, atua no movimento sindical desde 1984 – dois anos após o ingresso na Educação pública. Aposentado desde 2015 ele mantém-se na luta e diz que a categoria enfrenta hoje um dos momentos mais delicados da história recente.

“A luta sindical nunca foi tão importante. Os poderosos inventam crises e a Educação paga a conta. Tentam fazer parecer que somos os responsáveis pelos problemas, quando na verdade somos a solução”, diz o sindicalista.

Bartolomeu alerta que os ataques aos direitos trabalhistas devem se intensificar, exigindo uma organização maior e intensa mobilização dos servidores. Para ele, é preciso fortalecer a estrutura sindical e estar atento ao processo de escolha do novo governador, presidente e principalmente dos deputados e senadores que serão eleitos neste ano.

“A Reforma Administrativa, que pode acabar com vários direitos dos servidores públicos, parou por causa do ano eleitoral. Mas essa discussão certamente será retomada e os riscos são grandes. Precisamos eleger parlamentares que tenham compromisso com os trabalhadores e, ao mesmo tempo, mobilizar os companheiros e preparar os sindicatos para fazer o contra-ataque”, destaca.

No âmbito regional, Bartolomeu pretende também reforçar a luta pela garantia do pagamento do piso nacional e atuar junto às subsedes na defesa de planos de carreiras, respeito à jornada de trabalho, e na representação da categoria em diálogos com prefeitos e autoridades estaduais. Entre os municípios que integram a regional estão Pedra Preta, Itiquira, Guiratinga, Alto Araguaia e Tesouro.

Os vencedores da eleição da próxima quarta-feira terão mandatos de três anos.

 

Eduardo Ramos – Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO