24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Campanha para cadastro de doação de medula óssea supera a expectativa logo no primeiro dia

Aumentar o número de cadastrados no banco de doadores de medula óssea e ajudar ao próximo foram o que as 3.051 pessoas fizeram na quarta-feira (7) ao doarem 5 ml de seu sangue no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico Albert Sabin – Ceadas. Os números superaram todas as expectativas dos organizadores, que esperam fechar nesta quinta-feira (8) com seis mil doadores. As coletas estão sendo realizadas desde às 7 da manhã e vão até as 21 horas. A campanha é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde com o Homocentro de Cuiabá e demais colaboradores.

Segundo dados dos coordenadores da campanha, até às 9 da manhã desta quinta mil pessoas já tinham realizado a coleta de sangue.

Para Astrid Sachetti, uma das coordenadoras da campanha, é importante que as pessoas compareçam ao local para se solidarizarem com outras. Ela conta que é difícil de explicar a emoção, pois todos presentes no local estão de bom coração, são 100 pessoas trabalhando arduamente para que as coisas aconteçam.

“Quero encorajar as pessoas que ainda estão com receio de fazer a coleta a virem até o Ceadas, é muito rápido o processo e simples. A doação de medula é dividida em duas partes, nessa primeira é somente realizado o preenchimento do cadastro e coleta do sangue, para posteriormente essas informações irem a um banco de dados, e havendo compatibilidade a pessoa será chamada para fazer ou não a doação da medula”, explica Astrid.

O auxiliar de contabilidade, Joelson Oliveira Silva, que doou sangue para campanha, vê tantas pessoas passando por dificuldades e resolveu comparecer ao local e ajudar a salvar vidas. Segundo ele, campanhas são necessárias e ajudam diversas pessoas pelo Brasil.

“É um momento de muito carinho que estamos vendo aqui, na empresa que trabalho todos os funcionários foram liberados e incentivados a realizarem a coleta de sangue. O processo foi muito rápido e tranquilo, mas a sensação de alegria e solidariedade com o próximo não tem preço. Esse é momento que as pessoas podem estar ajudando alguém, estou voltando pra casa com a sensação de dever cumprido”, enfatiza.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO