Campanha de vacinação para idosos segue até sexta-feira

Garantir mais qualidade de vida para homens e mulheres acima de 60 anos contra o vírus Influenza que causa a gripe. Este é o objetivo da prefeitura que continua a campanha de vacinação para idosos até a sexta-feira, dia 30 de maio. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 15.441 idosos em todas as unidades espalhadas pelo município. Até agora já foram vacinadas 11.784 pessoas da geração melhor idade.
O coordenador do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Alencar Libano de Paula, ressalta a importância da vacinação e explica que a proposta do Ministério da Saúde é que Rondonópolis vacine pelo menos 80% da meta. “Desde o começo da campanha, dia 24 de abril, imunizamos cerca de 11.700 pessoas, mas precisamos chegar até 12.353 no mínimo. Por isso destacamos a necessidade de as pessoas procurarem um PSF mais próximo,” enfatiza.
Mesmo com saúde debilitada por causa da idade, dona Agripina Aloisia de Amorim com 101 anos, fez questão de participar da campanha e ficar imunizada contra o virus. A equipe do PSF João de Barro foi até a casa dela para aplicar a vacina. “Eu tomo vacina há algum tempo e acho muito importante para prevenir as doenças,” disse.
A enfermeira chefe da unidade, Luciana Bernava Balles, afirma que algumas pessoas ainda não se imunizaram contra a gripe por problemas de locomoção e por medo. “Existe um mito de rejeição contra a vacina. Mas, nesta idade os idosos ficam mais debilitados, por isso a necessidade da vacina,” afirma. A enfermeira alerta que todas as unidades estão à disposição da população. “É só procurar uma de nossas agentes, explicar a situação e o endereço que nossa equipe vai até a casa aplicar a vacina,” conclui.
A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza e transmitida pela via respiratória. Ela atinge principalmente as crianças e os idosos que apresentam imunidade mais baixa. Todas as pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina que previne a gripe. A única restrição é para aqueles que têm alergia de ovo de galinha.