Chuva interrompe a colheita e deixa estradas em condições ruins em MT

Em Mato Grosso, o escoamento da safra também enfrenta problemas. Com o excesso de chuva, as estradas estão em condições precárias e em muitas propriedades, a colheita parou.
Bruno Wottrich é agricultor em Sorriso há quase 30 anos e planta soja. O grão já está pronto para ser colhido, mas o tempo não ajuda. Há 10 dias, ele plantou milho nos 70 hectares que conseguiu colher, mas por conta do período chuvoso, 10% da produção já está comprometida.
O grande volume de chuvas causa estragos na região de Sorriso. A água tem alagado as lavouras e arrastado pontes. Pelo menos nove delas estão interditadas.
Uma ponte que dava acesso à Comunidade do Barreiro, localidade que concentra muitas fazendas, ninguém chegou a ficar ilhado, mas em alguns casos é preciso percorrer até 50 quilômetros a mais para chegar até a BR-163.
As estradas também estão em péssimas condições. “Hoje não se tem condição de falar em estrada boa, hoje se dá graças a Deus se for possível passar. Junto com os produtores, nós estamos fazendo estivas de madeira para colocar cascalho em cima porque se não for assim, a gente não consegue fazer nada”, diz Romélio Gardin, Secretário de Transportes de Sorriso.
Na região de Sinop, a situação é parecida. No trecho da MT-220, que dá acesso ao município de Juara, uma cratera dificulta a passagem de veículos. O tráfego está em meia pista, mesma dificuldade enfrentada em outras estradas municipais.