Prefeitura realiza mutirão de limpeza

Intensificar as ações de controle da dengue e da leishmaniose em todo o perímetro urbano de Rondonópolis. Essa é a meta da administração municipal que lança, nesta semana, o Mutirão de Limpeza de Terrenos e Controle da Dengue e da Leishmaniose em todos os bairros e regiões da cidade. O coordenador do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Alencar Líbano de Paula, explica que o projeto conta com a parceria dos trabalhadores rurais e as diversas secretarias, além do 18º Grupo de Artilharia e Campanha (18º GAC) e o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar (BM). Cerca de 800 pessoas vão trabalhar no mutirão em prol do bem-estar e a saúde da população, aos sábados.
A equipe permanente para os primeiros 30 dias de trabalho reúne 150 trabalhadores e os equipamentos necessários para fazer a limpeza de terrenos baldios, logradouros, meio-fio e as margens das vias não pavimentadas. Mas, as equipes responsáveis pelos trabalhos de conscientização e orientação sobre os riscos das doenças transmitidas por mosquitos, como a equipe da Secretaria de Saúde, vão intensificar as ações até obter resultado no projeto de fazer o controle da dengue e da leishmaniose no município.
Alencar de Paula disse que a comissão permanente conta com oito tratores equipados com grades e roçadeiras, dez caminhões basculantes e duas pás carregadeiras e vai percorrer todas as regiões da cidade. O mutirão começa no sábado, dia 14 de fevereiro, na região dos bairros Vila Cardoso, Nossa Senhora do Amparo, São Sebastião, Jardim Iguaçu. Em seguida atravessa o Córrego Arareau para a região do Jardim Primavera, Olga Maria, Luz D’yara e segue até a região do Residencial Marechal Rondon. O mutirão chega na Vila Operária, no dia 28 de fevereiro.
O mutirão prossegue depois na região do Parque Universitário e segue até a região da Vila Mamed para fechar o cerco. Os trabalhos de limpeza de terrenos, margens das vias não pavimentadas e meio-fio e logradouros vai ser concluído na região do Jardim Atlântico e Cidade de Deus.
O coordenador Alencar de Paula explica que a cada sábado, as diversas secretarias intensificam as ações nas regiões, onde a comissão permanente estiver trabalhando. A companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) amplia a equipe com mais 60 homens, oito caminhões e duas pás carregadeiras e oferece toda a estrutura logística necessária. As empresas construtoras que prestam serviço para a municipalidade também vão disponibilizar equipes de trabalhadores e maquinários para atuar no mutirão
A equipe do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear) vai atuar na coleta de resíduos. A Secretaria da Receita Municipal vai marcar presença no acompanhamento dos trabalhos e identificações dos terrenos. A fiscalização fica por conta da Secretaria de Meio Ambiente. A Secretaria de Saúde vai levar a campanha de conscientização e orientação sobre o controle de doenças, como a dengue e a leishmaniose.
Da assessoria