Profissionais serão treinados para atender vítimas de violência

Profissionais que atuam no fluxo de atendimento às mulheres, crianças e idosos vítimas de violência doméstica sexual e outras receberão treinamento nesta terça (25) e quarta (26) na a partir das 13h 30, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A intenção é que os profissionais estejam capacitados para dar um atendimento humanizado às vítimas.
A chefe do Departamento de Ações Programática do Município, Mariíva Valentin, explica que devem participar da capacitação os profissionais que atuam nas unidades de saúde, UPA, PA Infantil, Samu, Cras e Creas, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Regional, além de integrantes dos conselhos municipais da criança e do adolescente, do idoso e da mulher, da polícia militar e das delegacias especializadas da Mulher, do Idoso e da Criança e do Adolescente.
Entre os assuntos que serão discutidos está a importância das notificações de violência, de se traçar um perfil do agressor, bem como o fluxo de atendimento às vítimas em toda a rede envolvida no processo.
“Queremos com este tipo de treinamento, preparar os profissionais que vão atender as vítimas de violência, sejam elas mulheres, idosos ou crianças e adolescentes a fazer um trabalho humanizado”, ressalta Mariúva.
Para melhor atender as vítimas de violência, o município conta com um ambulatório de violência que funciona no bairro Monte Líbano.