Caminhão triturador melhora serviço de coleta de galhos

O serviço de coleta e descarte de galhos e troncos de árvores em conflito com a fiação elétrica em Rondonópolis conquistou melhorias com a chegada de um caminhão triturador que transforma o material em biomassa e armazena na carroceria, imediatamente. A iniciativa que diminui o volume das cargas acontece graças às articulações do secretário de Meio Ambiente do Município – Semma, Lindomar Alves, junto à direção da Empresa de Energia Elétrica Energisa (antiga Rede/Cemat).
Lindomar Alves explica que na conversa com os representantes da empresa alertou para a necessidade de se promover melhorias no sistema de coleta, transporte e descarte dos galhos que ficavam expostos, secavam e se transformavam em material combustível nesse período de seca e maior risco de queimadas. A solução encontrada pela empresa Endicom que é terceirizada pela Energisa para fazer o serviço foi adquirir o caminhão triturador.
O secretário conta que logo após a poda os galhos, folhas e troncos são introduzidos no triturador do caminhão que picota todo o material e encaminha por uma tubulação até a carroceria. “Tomamos essa iniciativa porque a Semma é o órgão fiscalizador e licenciador. E por se tratar de uma atividade correlata, mantivemos a conversa por melhoria do serviço. Antes disso os galhos eram recolhidos por um caminhão de carga seca e devido ao volume grande não se conseguia recolher com rapidez. Agora se tem uma resolução maior e melhor”, assegura.
Galhos e troncos triturados podem resultar numa renda extra para a empresa. Lindomar esclarece que o material se transforma numa biomassa que serve para utilização em caldeiras. O produto pode ser utilizado também como adubo orgânico. A comercialização da biomassa pode garantir mais renda para os responsáveis. “Triturar os galhos traz mais valor econômico para a empresa”, afirma.
Mão de obra
Na conversa com o secretário a empresa fez o compromisso também de oferecer curso de reciclagem para os trabalhadores que já atuam no serviço de poda de árvores e de capacitação para as pessoas interessadas em adquirir conhecimentos técnicos para atuar na área. Lindomar explica que o aprendizado vai servir para impedir danos e maus-tratos aos vegetais durante a poda. O treinamento que tem o apoio da Semma deve acontecer até o fim do mês de julho