23.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Caminhão de combate a incêndio vai permitir novos voos para Rondonópolis

O aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, na região sul de Mato Grosso, deve receber até a primeira quinzena de maio, um caminhão de combate a incêndio modelo AP-2. Esse caminhão é um dos principais itens de segurança exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil para permitir que o aeroporto possa receber pousos e decolagens de aeronaves de médio porte.
A cessão do caminhão foi definida nesta terça-feira, 6 de abril, em Brasília, em reunião entre parlamentares de Mato Grosso com o comandante Aéreo Regional (Comar), major-aviador Ricardo Machado Vieira, e o diretor de Relações Institucionais da TRIP, Victor Rafael Celestino. O deputado federal Valtenir Pereira informou a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, do resultado da reivindicação feita para Mato Grosso.
O caminhão será cedido pelo Ministério da Defesa após reivindicações encaminhadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, em conjunto com a Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional) e parlamentares federais e estaduais de Mato Grosso.
Atualmente, o aeroporto Maestro Marinho Franco recebe dois voos diários da companhia aérea Trip, que opera com aeronaves ATR 42, com capacidade para 45 passageiros. A partir da chegada caminhão AP-2, a empresa passará a operar com os novos jatos E-175, com capacidade para 86 passageiros.
Como importante pólo de desenvolvimento de Mato Grosso e terceira maior cidade do Estado, com 180 mil habitantes, Rondonópolis atrai inúmeros investimentos em torno da agroindustrialização, o que torna o município grande receptor de eventos de negócios. Mensalmente, o aeroporto municipal tem movimentação em torno de 1.800 passageiros, e com o novo veículo que possibilitará ampliar as aeronaves, o volume de passageiros, consequentemente, vai aumentar.
“Depois de muitas negociações idas e vindas conseguimos estes veículos para melhorar a segurança de três aeroportos em nosso Estado”, disse a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, destacando o recebimento dos caminhões para os aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis.
Vanice enfatiza ainda que a aviação regional ganha maior impulso com esses equipamentos e estimula ainda mais o turismo. “Com as empresas tendo condições estruturais nos municípios para investir e melhorar, ampliar seus investimentos, isso reflete positivamente no turismo, colaborando para consolidar cada vez mais Mato Grosso como um dos principais destinos turísticos do país”, disse Vanice.
Outro quesito exigido pela ANAC é sobre a capacitação de pessoal para operar o caminhão. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Rondonópolis, major BM Vanderlei Bonoto Cante, 15 bombeiros foram capacitados no ano passado pela Aeronáutica no curso de Combate a Incêndio e Salvamento Aeronáutico e vão formar a seção de contra-incêndio a ser instalada no aeroporto Maestro Marinho Franco.
O deputado federal Valtenir Pereira enfatizou que o esforço e a receptividade do comandante do 6º Comar às solicitações de Mato Grosso. “Nosso Estado recebeu um importante reforço para melhorar e ampliar os serviços em regiões que são multiplicadoras de investimentos para outros municípios. Com esse caminhão para o aeroporto de Rondonópolis, a região Sul poderá integrar voos com outros estados do País, o que colabora para fortalecer o turismo e os negócios”, frisou o parlamentar ao agradecer o investimento da Aeronáutica.
Cada caminhão de combate a incêndio, fabricado nos Estados Unidos, custa em torno de R$ 1,3 milhão e possui uma bomba com vazão de 6 mil litros de água por minuto. O veículo pesa 24 toneladas com a capacidade para 5.700 litros e a bomba é acionada por um conversor de potência. O canhão frontal tem vazão de 1.135 litros por minuto e atinge uma distância de 46 metros. Já o canhão superior tem vazão de 2.838 litros por minuto e atinge uma distância de 58 metros.
Além de Rondonópolis, os aeroportos municipais de Alta Floresta e Sinop, na região Norte de Mato Grosso, também receberam caminhões AP-2, entregues no ano passado.

Fonte:SEDTUR/MT (crédito foto:Marcos Vergueiro)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO