Políticas de assistência social, habitação, combate as drogas e prostituição, defesa do meio ambiente são lutas que marcam a história da Igreja Católica e os 25 anos da Diocese de Rondonópolis. Em reconhecimento a essas ações, a Câmara Municipal realizou Sessão Solene, nesta segunda-feira (11/07), onde os parlamentares entregaram uma Moção de Aplausos pela importância dos trabalhos prestados ao município.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Ananias Filho (PR), declarou que a iniciativa é uma questão de justiça e o reconhecimento da importância da Diocese é o mínimo que poderiam fazer. “A igreja é muito importante para a sociedade, principalmente pelas lutas por questão como educação e habitação para a comunidade, que são exemplos seguidos posteriormente pelos órgãos públicos. Além do fato da Diocese contribuir com a formação política de muitos jovens em Rondonópolis”, disse Ananias.
Em sua fala, o prefeito José Carlos Junqueira de Araújo (PMDB), declarou que a igreja é preocupada com a vida e tem antecipado várias discussões na comunidade, como por exemplo, o direito a terra, educação, consciência ecológica. “Onde não tem igreja, a sociedade não tem rumo”, declarou o prefeito que parabenizou a Diocese pelo trabalho realizado na cidade.
O vereador Olímpio Alvis, proponente da Sessão, declarou que o objetivo do evento é reconhecer a importância da Diocese para a cidade. “A história da igreja é marcada por lutas sociais, essas batalhas contribuíram para a formação de Rondonópolis. A Moção de Aplausos é o mínimo que poderíamos fazer para agradecer o trabalho da Diocese”.
O bispo Dom Juventino Kestering declarou que é uma honra comemorar o Jubileu de Prata, principalmente porque esteve à frente dos trabalhos da Diocese em 12 dos 25 anos de existência e lembrar os trabalhos dos bispos, padres e fieis que se dedicaram para construção de uma igreja forte, preocupada em ajudar ao próximo. ”A fé não é apenas obras espirituais, mas é refletida em nossas ações diárias”, mencionou o bispo que convidou os fieis a trabalharem em prol de uma sociedade melhor.
A irmã franciscana Zenilda Novaes também emocionou a todos com um discurso de retrospectiva das ações desenvolvidas na região.
Participaram da Sessão Solene os vereadores Adonias Fernandes, Lourisvaldo Manoel de Oliveira – Fulô, Milton Mutum, Reginaldo de Souza Santos, Luciene Soares de Lima, Mohamad Zaher, além do deputado federal Wellington Fagundes, os comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Odair Moura e Vanderlei Bonoto e o presidente do Conselho de Leigos, Miguel Weber
Fonte:Camara Municipal