A Câmara de Vereadores de Rondonópolis deve votar, na sessão desta quarta-feira (12), um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo que altera a estrutura do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (IPPUR). A proposta transforma o órgão em uma nova pasta, que será denominada Secretaria de Urbanismo.
O projeto foi encaminhado à Câmara na última terça-feira (11) e tudo indica que a votação ocorrerá já na sessão desta quarta. A mudança representa uma reestruturação importante no planejamento urbano da cidade. Durante a gestão do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio, o IPPUR foi comandado pelo arquiteto João Proença e teve como foco principal a elaboração de projetos para parques e áreas de lazer. Com a nova configuração, a futura Secretaria de Urbanismo assumirá a responsabilidade por todos os projetos de urbanismo de Rondonópolis.
Votação final da estruturação da Secretaria de Fazenda
Na mesma sessão, os vereadores também devem votar a etapa final da estruturação da Secretaria de Fazenda. Na semana passada, foram definidos os nomes para ocupar os cargos estratégicos da nova estrutura. Gilson Araújo assumirá como adjunto de Finanças, enquanto Dalva Duques será responsável pelo Planejamento, e José Balbino de Melo ficará à frente da Receita.
Reestruturação do Executivo
As mudanças fazem parte de um conjunto de fusões e reorganizações promovidas pelo prefeito Cláudio Ferreira (PL) para otimizar a gestão administrativa do município. Entre as mudanças, destacam-se a fusão das pastas de Meio Ambiente e Agricultura, a união de Esportes, Lazer e Cultura com Educação, além da integração das áreas de Gestão de Pessoas, Ciência e Tecnologia com Administração.
O projeto de transformação do IPPUR em Secretaria de Urbanismo, bem como a conclusão da estruturação da Secretaria de Fazenda, faz parte do plano do Executivo para tornar a administração pública mais ágil e eficiente, ampliando a capacidade de gestão e planejamento urbano.
Fonte: Da Redação
Leia Mais: