Câmara presta homenagem ao Rotary e ao médico Elmo Bertinetti

A Câmara de Vereadores de Rondonópolis realizou,nesta segunda-feira (20), sessão solene em homenagem aos 112 anos de atuação do Rotarye tambémao médico Elmo dos Santos Bertinetti, um dos rotarianos mais antigos e atuantes de Rondonópolis.
A sessão, segundo o vereador Adonias Fernandes (PMDB), que foi o proponente tem como principal objetivo reconhecer otrabalho do clube de serviço na cidade. “Temos que reconhecer as entidades que fazem a diferença nessa cidade e o Rotary é uma delas”, disse o parlamentar.
O vereador ainda pretende colocar a partir do ano que vem a sessão solene em homenagem ao Rotary no calendário oficial do município. “Desta forma, em todos os anos, essa sessão será realizada, independente de quem estiver na Câmara”, disse o parlamentar.
Adonias ainda lembrou o trabalho do médico Elmo dos Santos Bertinetti, que foi homenageado da noite. “Ele fez muito pela nossa cidade e como membro do Rotary temos muito orgulho dele”, disse o vereador.
O médico foi secretário de Saúde no município na década de 80 e também secretario de Estado de Saúde, e responsável pela implantação do sistema de agentes de saúde, uma iniciativa pioneira na época em todo o Brasil. Bertinetti é um dos líderes do Comitê Pró-Rodovias, que tem trabalhado pelo projeto de duplicação da rodovia 163/364 no trecho entre Rondonópolis a Cuiabá, e outros projetos de vias alternativas entre as duas cidades, como a MT-040, rodovia que passa pelo Pantanal. Ele também foi primeiro governador de Rondonópolis do distrito 4440 do Rotary.“Uma homenagem mais do que merecida”, destacou o rotariano Sérgio Taube. “A presença do Bertinetti aqui simboliza o Rotary, a força do cidadão da nossa cidade e a vontade de crescer de Rondonópolis, essa homenagem merece muitos aplausos”, disse o empresário Samuel Logrado. O médico foi homenageado também pelo Observatório Social, durante a sessão, que lembrou a história de Bertinetti, por meio da presidente da entidade, Shirley Sandim. A filha do médico, Fabiana Bertinetti. falou em nome do pai durante a homenagem. “Só posso pedir muito obrigado, estamos orgulhosos”, resumiu.
O governador assistente do Rotary, distrito 4440, Kleber Henrique Lemos, em seu discurso fez questão de destacar o trabalho social do clube de serviço, principalmente no combate à poliomielite. Ele também lembrou a história do clube de serviço, desde o nascimento no Estados Unidos, até a expansão chegando a diversos países do planeta. “O Rotary é o clube de serviço mais antigo do Mundo”, lembrou o governador.
A cidade de Rondonópolis conta com seis clubes; o Rotary Leste, o Rotary Rondonópolis, o Rotary Rondon, o Rotary Vila Operária, o Rotary Rio Vermelho e o Rotary Cerrado.
Os vereadores Juary Miranda, Roni Cardoso, Beto do Amendoim e Orestes Miraglia participaram da sessão.