Horário de verão começa neste domingo

36ª edição do horário de verão terá início a zero hora do próximo domingo (18), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida ficará em vigor até a zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010, nas Regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país.
Além de Mato Grosso, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia (MME), a mudança vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O principal objetivo é a redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro. Porém, ainda divide a opinião da população, especialmente de quem precisa acordar cedo para estudar ou trabalhar. “Não gosto, porque a gente tem que acordar uma hora antes. Só deve ser bom para quem trabalha em órgão público. Além disso, não vejo economia nenhuma. O valor da conta de energia continua a mesma”, criticou a secretária Sandra Almeida.
Quem também questiona se a medida é necessária é a cabeleireira Adeilda Souza. “Você realmente tem uma hora a mais de luz do sol, mas, ainda assim, prefiro o normal”, disse. “No horário de verão é mais complicado para quem precisa sair cedo de casa, ainda está escuro e é perigoso”, acrescentou.
Da mesma opinião é a auxiliar de serviços gerais Bartolina Duarte. “Eu saio de casa às 5h20 e, com o horário de verão tenho que sair às 4h20, uma hora antes. Gasto energia elétrica do mesmo jeito e ainda tenho que ir para o ponto de ônibus no escuro, é um risco que a gente corre”, comentou.
Já o vendedor Adilson da Silva disse que a mudança tem pontos positivos. “É bom, porque você chega mais cedo em casa e tem mais tempo para ficar com a família”, observou.
Segundo informações do site do MME, a previsão de redução da demanda para esta edição é 4,4% nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW) ou o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes. No sul, a previsão é de 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW, uma cidade com 1,5 milhão de pessoas. Já a redução total da energia consumida será de 0,5%, cerca de 450 GWh no Sudeste e Centro-Oeste, e de 130 GWh, no sul.
Ainda segundo o MME, desde o ano passado o decreto 6.558 estabeleceu datas fixas para o início e término do horário de verão no país. Em todos os anos a mudança no horário ocorrerá no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.
FONTE: Diário de Cuiabá (JOANICE DE DEUS)