A onda de calor que atinge Mato Grosso e Rondonópolis nos últimos meses tem trazido prejuízos em diversos setores. Para se ter uma ideia, o clima seco com humidade do ar baixíssima, aliado ao calor que em muitos casos supera os 40º tem virado um tormento em salas de aula de todo o estado e em Rondonópolis não é diferente.
Um exemplo está na escola Eunice Souza Santos, na região do Monte Líbano. A escola da rede estadual conta com mais de 600 alunos do ensino fundamental e atende uma das regiões mais importantes de Rondonópolis.
O problema da unidade de ensino é que nos dias de calor mais intenso, o calor nas salas de aula beira o insuportável e a direção da escola acaba sendo obrigada a tirar os estudantes da sala da aula, em razão de não ter climatização no local e os ventiladores instalados não suportam a quantidade de calor. “Temos que deixar os nossos alunos do lado de fora devido ao calor”, confirmou o diretora da escola, João Gonçalves.
Ele explicou que em 2015, a escola começou um projeto para climatização com a contratação de uma empresa para fazer todo o projeto. “Tudo foi feito como o acompanhamento da fiação a troca de transformador e tudo mais”, disse o diretor.
Gonçalves explicou que restava apenas a aquisição de 24 aparelhos de ar condicionado para a solução do problema. No entanto, após anos de espera, a compra dos aparelhos não foi consolidada pela Secretaria de Educação (Seduc). “A escola não pode fazer essa compra pois cabe a Seduc para nós temos que esperar”, completou o diretor.
A situação da escola Eunice é semelhante, segundo o diretor, a demais unidades do Estado no município, como a escola Domingos Aparecido e Antônio Balbino Guimarães.