Ações de combate à dengue devem intensificar

Na tarde desta quarta-feira (10) aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião do Setor de Vigilância Epidemiológica do Município com os representantes que atuam no Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue para tratar sobre o diagnóstico da doença.

Segundo o gerente do Departamento de Saúde Coletiva do Município, Edgar Silva Prates, de janeiro a setembro deste ano as ações foram positivas. “Foram investidos R$ 117 mil em medicamentos. Para o próximo período, que corresponde a outubro de 2014 até outubro de 2015, o objetivo é continuar combatendo a proliferação da doença, a partir de ideias e sugestões para intensificar as medidas de prevenção”.

Conforme dados apontados pela gerência do Departamento de Saúde Coletiva, no ano de 2013 foram confirmados cerca de 4 mil casos de dengue em Rondonópolis. Em 2014, esse número reduziu bastante, registrando 119 casos até o momento. “Tivemos um número reduzido esse ano, porém as ações continuarão intensas, principalmente no período de chuva”, explica Edgar.

De acordo com o Presidente do Comitê da Dengue, Juliano Carneiro, as discussões sobre as estratégias de combate ao mosquito na cidade também devem partir da população, com a conscientização e mobilização nos bairros. “As pessoas podem contribuir a partir de cuidados básicos na própria casa, evitando o acúmulo de lixo, garrafas e água parada”, comenta.

Fazem parte do Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Gabinete de Desenvolvimento Econômico, 18º GAC, Acir, Coder, Arpa, Unisal, hospitais públicos e privados e Santa Casa, Creci, Conselhos Municipais, Sema, Institutos de Ensino Superior, Defesa Civil, Associações de Agentes Ambientais e Agentes de Saúde, Lions, Rotary e Maçonaria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo