Um excelente trabalho tem sido realizado no Centro de Atendimento Integral a Criança e ao Adolescente. Escola Municipal Apotâmio de Carvalho, é o nome oficial da instituição, Apotâmio foi um líder comunitário e um cidadão rondonopolitano, que em muito contribuiu para o progresso desta terra de Rondon. O CAIC foi inaugurado em 1996, mas começou a funcionar no ano seguinte em 1997, nos dias de hoje a escola atende 825 alunos, 34 professores em sala de aula 2 de educação física, mais 2 em sala de recursos e uma professora na biblioteca, ao todo 37 professores. A escola conta no quadro diretivo com as coordenadoras Vilma de Souza Rampazzo, Maria Aparecida Carvalho Pereira, Renata da Penha Coelho Mata, e Walisson são os colaboradoras da diretora Welida Catiane que faz um relato sobre as atividades da escola:
“Apesar de ser denominada Integral a escola nunca funcionou em sua totalidade, ou seja, Integral. Na estrutura física da instituição está incluso um pequeno conglomerado formado por 3 unidades: ESF (Estratégia da Saúde da Família), UMEI Monteiro Lobato e Escola Municipal de Educação Básica professora Evânia Rodrigues da Silva.Trabalhamos com as duas etapas da Educação Básica 2º. Ciclo infantil de 4 a 5 anos (anos iniciais) e Ensino Fundamental na faixa etária de 6 a 9 anos. Temos o atendimento na modalidade da Educação Especial, no qual atendemos crianças com necessidades especiais nos períodos matutino e vespertino. Sala de vídeo, espaço de aprendizagem, parque infantil, auditório e quadra de esporte. Temos ainda aulas de dança, pintura, Karatê com o apoio do grupo do Corpo de Bombeiros local, o projeto flauta que é coordenado pelo Centro Cultural José Sobrinho (professora Maria Brasilina). Neste ano de 2019 temos o projeto da prefeitura da Secretaria Municipal de Educação, “Leitura para Além da Sala de Aula”, que vai ter a culminância no mês de setembro. temos o projeto Biblioteca, o projeto Aprender e Ensinar, e Projeto de Apoio Pedagógico.
Enriquecem também a nossa grade o Projeto Pedagógico de Educação Ambiental ensino e aprendizagem sobre o meio ambiente,o Projeto Anjos do Recreio, o Projeto Acolhida que ocorre todas as Segundas –feiras com a entoação do Hino Nacional, o hasteamento da Bandeira e após apresentações culturais diversas. Nós realizamos um trabalho em parceria com algumas instituições, dentre elas a UFMT, a UNIC a SEMED a SECULT e outras. Um fator que merece destaque na unidade escolar é o trabalho com as crianças com deficiência, frequentando regularmente a escola.
Dentre os valores e os princípios assumidos estão a Concepção de Infância, Concepção de Sociedade, Concepção de Educação, Filosofia “A escola Municipal Professora Evânia Rodrigues da Silva está compromissada com a formação integral dos alunos, considerando-os como sujeito de sua própria aprendizagem, capaz de sistematizar conhecimentos, competências, habilidades e valores que permitam o exercício pleno da cidadania, livres para refletir, questionar, criticar e transformar a realidade em que vivem e contribuir efetivamente para ela se tornar melhor.” Salientou a diretora Welida Catiane.
Por Denis Maris