Saúde inicia hoje mutirão de cirurgias de catarata

O sofrimento das 1.305 pessoas, algumas estão na fila de espera por mais de cinco anos, para fazer a cirurgia de cataratas está próximo do fim. O prefeito José Carlos do Pátio vai garantir a cirurgia para os idosos em um mutirão que inicia nesta sexta-feira (24) e vai até domingo (26). A Santa Casa de Misericórdia e o Pronto Atendimento (PA) fizeram um trabalho conjunto de triagem dos pacientes que estão em risco cirúrgico para serem atendidos nessa ação intensificada no final de semana. O mutirão é resultado de uma parceria entre o Hospital de Olhos de Cuiabá e a prefeitura.
A demora nos atendimentos levou o Conselho do Idoso a acionar o Ministério Público no ano de 2008. O mutirão atende a determinação da promotoria de iniciar as cirurgias até o dia 25 de abril.
A prefeitura arca com toda a despesa cirúrgica, que é de aproximadamente R$ 530,00 por olho. Para Maria Antonieta, que aguarda há oito meses pelo benefício, finalmente o sonho se tornará realidade. “Eu estava desistindo de esperar, mas hoje sei que voltarei a enxergar melhor”, afirma.
Há mais de um ano na fila, Maria Alzini Feitosa agradece a iniciativa do prefeito José Carlos do Pátio. “Nós não tínhamos a chance nem de fazer exames, pois as vagas eram poucas. Hoje além da possibilidade de fazermos a triagem, somos encaminhados para a cirurgia. Todo esse benefício acontece em um curto período de tempo”, explicou.
O Secretário de Saúde do município, Valdecir Feltrin, avalia a iniciativa como uma forma de reprimir a demanda que considera preocupante. “São 1.305 pessoas aguardando uma cirurgia de catarata, 20 mil na fila para cirurgia eletiva. Precisamos de medidas que venham sanar esses altos índices”, diz.
O mutirão se estenderá também às demais cirurgias eletivas que acontece até reduzir a alta demanda do município. A partir daí as cirurgias voltam a acontecer regularmente
Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo