34.2 C
Rondonópolis
terça-feira, novembro 26, 2024

CAE de Rondonópolis é oportunidade de desenvolvimento para empresários e formalização de novos empreendimentos

Foi inaugurado nesta sexta-feira (06) o Centro de Atendimento Empresarial (CAE). A estrutura foi montada no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis (Acir), a implantação do serviço foi viabilizada a partir de um convênio entre Prefeitura Municipal, através do Gabinete de Desenvolvimento Econômico, Governo do Estado e ACIR. O objetivo é oferece aos micro e pequenos empresários estrutura necessária para o fortalecimento e ampliação dos negócios.

Há 90 dias o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis, Edson Ferreira e o presidente da Acir, Luiz Fernando Homem de Carvalho, estiveram reunidos com o Secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, para solicitar a implantação do CAE no Município. “Buscamos essa aproximação entre prefeitura e Governo do Estado, e sempre temos a Acir como parceira no desenvolvimento de Rondonópolis. O secretário afirmou naquela reunião que iria trazer o CAE para Rondonópolis e solicitou a estrutura e funcionários e assim fizemos durante esses dias, para que hoje pudéssemos oficializar o convênio”, explicou Edson Ferreira.

No convênio a prefeitura ficou responsável em disponibilizar os funcionários e a Acir toda estrutura física, despesas como luz e água e materiais. O CAE vai funcionar no prédio da Acir, localizado na Rua Otávio Pitaluga, centro. “O convênio vai ajudar no desenvolvimento das empresas e na formalização de novos empreendimentos”, afirmou Luiz Fernando Homem de Carvalho.

O CAE é um posto da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em Rondonópolis, evitando deslocamentos até Cuiabá. O foco é atender os empreendedores individuais, mas também disponibiliza informações sobre programas e benefícios oferecidos pelo governo para os micro e pequenos empresários, capacitação, qualificação e abertura de empresas.

Alan Zanatta destaca que existem 34 postos do CAE em andamento no Estado e o próximo município a ser beneficiados será o de Cáceres. “Independente de bandeira partidária a Secretaria trabalha para o desenvolvimento de Mato Grosso e gestores e representes de classe de Rondonópolis disponibilizaram a nos ajudar, essa aproximação foi fundamental para concretizarmos a implantação do CAE no município”.

O secretário ressalta ainda a importância dos pequenos comerciantes. “Em todo Brasil eles são responsáveis por 70% da geração de emprego e renda, são os pais de famílias, donos de comércios que podem expandir”, acrescentando ainda que esse seguimento precisava de um olhar voltado para o desenvolvimento, uma vez que, as grandes empresas e multinacionais têm consultorias e advogados e toda a estrutura, enquanto que os pequenos dependem dessas ações oficiais.

No posto do CAE, os empresários terão assessoria gratuita na montagem de processos para se beneficiar de programas de incentivos fiscais e linhas de crédito. “Disponibilizamos recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic) e até FCO, bastar ter um bom projeto”, disse Zanatta.

O CAE conta ainda com a parceria da Junta Comercial (Jucemat), Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-MT) e SEBRAE.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO