Definida ordem dos candidatos para TV

O empresário Mauro Mendes (PSB) será o primeiro candidato ao governo do Estado a se apresentar na propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio, que será aberta no dia 17 deste mês. O ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) é o segundo na programação. Candidato à reeleição, o governador Silval Barbosa (PSDB) é o terceiro na ordem. Marcos Magno, candidato pelo Psol, é o quarto postulante na escala de horário da propaganda em rede para televisão e rádio.
O chefe do Executivo estadual conta com maior tempo, de 7 minutos e 43 segundos, Wilson tem assegurados 5 minutos e 11 segundos, Mauro contabiliza 3 minutos e 30 segundos e Marcos Magno conta com 1 minuto e 36 segundos. A ordem da apresentação dos candidatos no pleito geral foi definida ontem por meio de sorteio, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em reunião coordenada pelo juiz- coordenador da propaganda eleitoral, Lídio Modesto.
No encontro, que contou com a participação de representantes de partidos e coligações, também foi definido o plano de mídia da propaganda eleitoral e das inserções para o período. No encontro também foram escolhidas as emissoras de TV e rádio responsáveis pela geração da propaganda. A TV Cidade Verde e a rádio Gazeta foram as escolhidas para cabeça-de-rede. A definição da rede de televisão ocorreu por sorteio após impasse sobre quais das emissoras locais.A legislação eleitoral estabelece a forma de sorteio para definição da ordem das apresentações.
A coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar, com os candidatos ao Senado, ex-governador Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT), é a primeira a apresentar aos eleitores a propaganda eleitoral. Na sequência, será a vez dos postulantes da coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, representada pelo ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) e Naildo Lopes (PV). Este último com o registro de candidatura indeferida pelo TRE.
A ordem é seguida pelo candidato Mauro César Lara de Barros (Psol). A programação será finalizada pela coligação Senador Jonas Pinheiro, através dos postulantes ao Senado Antero Paes de Barros (PSDB) e Jorge Yanai (DEM).
O Tribunal também definiu a ordem da propaganda eleitoral gratuita dos candidatos nas chapas proporcionais, ou seja, para os cargos de deputado federal e estadual. Os candidatos à Câmara Federal da coligação Senador Jonas Pinheiro, liderada pelo tucano, serão os primeiros na programação. A escala é seguida pela coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, encabeçada por Mauro Mendes. O candidato do Psol será o terceiro, dando sequência as apresentações dos postulantes das coligações Mato Grosso em Primeiro Lugar II e Mato Grosso Progressista. O PCdoB finaliza a primeira grade. Estas três alianças apoiam o peemedebista.
Os candidatos a deputado estadual da coligação Mato Grosso Melhor Pra Você abrem a programação, seguidos em ordem pelas coligações O Povo no Poder, Mato Grosso Para Todos, Psol, PP, Senador Jonas Pinheiro III e Mato Grosso em Primeiro Lugar III.
O sistema disponibilizado pela Justiça Eleitoral assegura a alternância da ordem dos candidatos, garantindo assim distribuição das apresentações de forma igualitária. Ontem, o TRE baixou portaria sobre as obrigações dos partidos e coligações a respeito da propaganda eleitoral gratuita.