22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Burocracia e rede social marca a primeira etapa da campanha

A primeira etapa da atual campanha eleitoral, que este ano tem apenas 45 dias de atividades, encerrou neste final de semana, e foi marcada ainda pela tímida movimentação dos candidatos no que tange ações de rua, como comícios e grandes eventos, e foi marcada pela chamada briga com a burocracia.
A preocupação maior nos primeiros 15 dias das chapas e dos candidatos foi organizar a parte burocrática para poder liberar o material para que os candidatos pudessem dar início aos trabalhos, desta forma a partir de agora a campanha deve ser mais intensa nas ruas e, principalmente no rádio, televisão e internet.
O candidato Rogério Salles, por exemplo, aproveitou essa primeira fase, para fazer corpo a corpo com o eleitor, mas com poucos grandes atos, se concentrando em reuniões de candidatos a vereador e a visitas a bairros e fez um único evento envolvendo toda a campanha.
Pátio também adotou a mesma estratégia, muitas visitas e corpo a corpo, preferindo não realizar atos maiores, Pátio fez apenas também um único ato de lançamento de campanha. O prefeito Percival , que concorre a reeleição, também agiu de forma semelhante, realizando apenas a inauguração do comitê da sua campanha e reuniões com candidatos e vereador.
Rubens Cantuário , que está disputa pelo Psol, também está fazendo uma campanha bastante tímida. Os quatro postulantes ao cargo de prefeito estão também percorrendo os veículos de comunicação para participar das famosas entrevistas, onde são questionados e apresentam as suas propostas.
No entanto, a partir de agora, as entidades de classes começam a se organizar para a realização de sabatinas entre os postulantes. O Sindicato dos Servidores Públicos do Município, que tradicionalmente, realiza esse tipo de evento, já está mobilizando para ouvir os candidatos, a Uramb também planeja fazer algo do tipo.
Os debates também devem ocorrer, no entanto, apenas a TV Centro América, se reuniu com as assessorias para definir regras do encontro que deve ocorrer no último dia de campanha no rádio e televisão.
Outra diferença destas eleições é a divulgação de pesquisas, até o presente momento, desde o início oficial da campanha, não houve nenhuma divulgação de pesquisa pública sobre a preferência do eleitor, ao contrário do que ocorreu em 2000, 2004, 2008 e 2012, onde as pesquisas eram apresentadas nos veículos de comunicação quase que diariamente e a tradicional “guerra” das pesquisas está, ao menos, por enquanto, em segundo plano.
Pelo que se percebe, nas entrelinhas, os candidatos não querem gastar muito na campanha e estão se concentrando em eventos com baixo custo e maior resolutividade junto ao eleitor. Os famosos comícios que até as eleições de 2012 movimentaram a campanha, nesta disputa estão em segundo plano, nenhum dos três candidatos tem mostrado interesse ou vontade em fazer grandes comícios nas ruas e bairros da cidade, devido ao custo e a dificuldade de mobilização em tempos atuais.
Na década de 80, por exemplo, a tendência era a realização de grandes comícios na praça da Vila Operária e no antigo estádio Luthero Lopes, eram nestes eventos em que se media, a força e o poder de cada postulante.
REDE SOCIAL- No entanto, no campo virtual, percebe-se que os candidatos estão investindo pesado, principalmente Percival Muniz, Rogério Salles e Zé do Pátio. O trio montou grandes estruturas nas redes sociais, principalmente no Facebook e Whatsapp para se aproximar do eleitor, cada um tem mantido uma estratégia forte de divulgação, tanto para o bem como para o mal. A rede social, pelo que se nota, está ocupando o espaço dos comícios e grandes eventos de campanha.
No horário eleitoral, até o presente momento, está claro que os postulantes estão evitando ataques pessoais e a preocupação ainda é com proposta. Outro detalhe, que devido à alteração da Lei, os programas ainda estão muito amarrados, e tem gerado um debate na parte jurídica do que pode e do não pode ser divulgado durante o programa.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO