21.8 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Bruno Covas celebra 'política' sem ódio e dá palanque a Doria após vitória

 

O prefeito reeleito Bruno Covas (PSDB) afirmou que "restam poucos dias para negacionismo e obscurantismo", ao discursar hoje à noite, em comemoração à vitória sobre Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno da eleição para a prefeitura de São Paulo. Covas recebeu 59,38% dos votos válidos. A declaração sinaliza para o cenário político nacional, já que o governador João Doria (PSDB), que esteve ao lado do prefeito durante o pronunciamento, é apontado como um dos possíveis adversários do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022. Doria e Bolsonaro tem protagonizado embates públicos a respeito das ações de combate à pandemia do novo coronavírus, principalmente quando o tema é a vacinação.

"São Paulo disse sim a moderação, São Paulo disse sim ao equilíbrio. As urnas falaram e eu saberei ouvir o resultado. São Paulo não quer divisores, não quer confronto", afirmou Covas. O prefeito ressaltou ainda que o PSDB emerge com força após o resultado das eleições municipais. "Em 2018 a análise era que o cento do Brasil esteve esfacelado, que foi o grande derrotado das eleições de 2018. Alguns analistas inclusive previam o fim do PSDB. [O ano de] 2020 mostrou que a cidade de São Paulo rejeitou o radicalismo, apostou na união”.

Desde o ano passado, Covas empenha em se afirmar como um político de centro. Suas declarações são uma crítica ao "radicalismo bolsonarista", apontaram ao UOL aliados presentes no diretório municipal do PSDB. Ainda no primeiro turno, o prefeito criticou diretamente Bolsonaro, ao dizer que não tinha sido boa uma ideia o presidente se meter na eleição de São Paulo. Bolsonaro apoiou a candidatura de Celso Russomanno (Republicanos). Nos bastidores avalia-se que a aliança dos tucanos com MDB e DEM, exitosa em São Paulo, mostrou um caminho do que deve ser feito para vencer a eleição presidencial em 2022. Até então sumido na disputa, João Doria teve destaque no evento para comemorar a vi tória de Covas. Ele chegou junto ao prefeito no diretório municipal, localizado no bairro dos Jardins, e fez um discurso pregando união e declarando vitória do PSDB. "O PSDB foi de fato o grande vencedor das eleições no estado [de São Paulo]. Quase metade de todo eleitorado votou no PSDB. O domínio de quase todas as cidades. A nível nacional o partido que reuniu o maior número de eleitores votando PSDB". O presidente do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, afirmou em seu discurso que o partido sai da eleição como o maior no estado é vai administrar 49% da população no estado.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO