Brasileiros começam a ser vacinados contra a gripe suína a partir de março

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta terça-feira a estratégia de vacinação para o combate à gripe A (H1N1), popularmente chamada de gripe suína. A campanha de vacinação vai começar em 8 março e vai até o dia 7 de maio. A vacinação é gratuita.
O objetivo é vacinar 62 milhões de pessoas e priorizar os profissionais de saúde, índios, gestantes, jovens entre 20 e 29 anos, doentes crônicos e idosos com doenças crônicas. Para isso, serão disponibilizados 83 milhões de doses da vacina. A sobra de 21 milhões de doses já considera as perdas com o manuseio e reserva técnica para eventuais necessidades. A gripe suína matou 1.705 pessoas no Brasil.
O Ministério anunciou também que estarão disponíveis 21,9 milhões de medicamentos antivirais que serão distribuídos em postos do Ministério e em farmácias populares, onde o governo bancará 90% do valor e o paciente, 10%. A venda, porém, só será feita mediante a apresentação de receita médica, com validade de cinco dias, que ficará retida.
Veja calendário
O cronograma da campanha de imunização será dividido em quatro etapas. A primeira etapa acontece de 8 a 19 de março e atenderá trabalhadores do serviço de saúde, público e privado, e toda a população indígena.
Na segunda etapa, que será realizada de 22 de março a 2 de abril, serão atendidas a população com doenças crônicas, exceto idosos; pessoas com obesidade de grau 3 (obesidade mórbida), diabetes, doenças hepáticas e renais; e crianças com 6 meses a 2 anos.
De 5 abril a 23 de abril, na terceira etapa da campanha, serão vacinados as pessoas entre 20 e 29 anos, que não apresentam nenhum quadro de doença.
Idosos (com mais de 60 anos) com doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa, que será realizada de 24 de abril a 7 de maio.
(*com informações da Agência Estado)