30.3 C
Rondonópolis
sexta-feira, novembro 22, 2024

Brasileiro é preso após tentar matar vice-presidente da Argentina

Um homem tentou atirar na vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, quando ela chegava em sua casa no bairro da Recoleta, em Buenos Aires. O vídeo mostra o suspeito empunhado a pistola a centímetros do rosto da Cristina, que chegou a erguer as mãos para cobrir a cabeça em reação ao movimento do disparo.

A Polícia Federal argentina deteve o autor do atentado: trata-se de um brasileiro, morador de Buenos Aires, identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos. A informação foi confirmada pelo jornal Página 12 junto ao Ministério da Segurança Nacional. Algumas versões da imprensa argentina informam que a arma poderia não ser verdadeira. Outras, que se trata de uma pistola de verdade, mas que teria falhado na hora do tiro.

O homem se aproximou no momento em que Cristina Kirchner saudava apoiadores ao descer do carro em que chegava. O local vem sendo palco de protestos nos últimos dias, com presença de manifestantes pró e contra Cristina.

Os protestos começaram quando um promotor, Diego Luciani, pediu pena de prisão de 12 anos para a ex-presidenta, que sofre em seu país uma perseguição judicial semelhante à sofrida por Lula na Lava Jato. No caso argentino, promotor e juiz do caso são amigos e já foram fotografados em um campo de futebol pertencente ao ex-presidente Mauricio Macri.

A batalha judicial desencadeou uma onda de espetáculos na mídia, com o objetivo de condenar por antecipação Cristina Kirchner e impedir sua candidatura à presidência no ano que vem.

“Estão esperando que matem a um peronista”, disse o filho de Cristina, Máximo Kirchner, referindo-se ao fato de a polícia da cidade de Buenos Aires, governada pela oposição, ter abandonado a vigilância do local depois de incidentes ocorridos no sábado (27), quando houve enfrentamento com apoiadores da ex-presidente.

 

Da Redação (com RBA)

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO