Sítio Farias é palco do Projeto Plantando Vidas

A proposta do Projeto Plantando Vidas é promover a educação ambiental entre os jovens estudantes que frequentam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti. O autor do Projeto, professor Paulo Silas, explica que a ideia é despertar nas crianças a importância da preservação e do cuidado com o Meio Ambiente. Na manhã desta quarta-feira (24), cerca de 20 alunos participaram de uma alua prática, que contou com o plantio de árvores frutíferas na região do Sítio Farias.
As mudas foram plantadas nos terrenos das residências com moradores fixos para que eles cuidem do crescimento da planta. Os monitores também vão acompanhar o desenvolvimento da árvore com visitas periódicas ao bairro, para garantir a boa formação dos frutos.
Paulo Silas esclarece que as mudas foram produzidas no próprio laboratório do Espaço Jovem, por meio de estudos com sementes. “A pesquisa é parte do projeto Planeta Azul que discute sobre a falta de áreas verdes em nossa cidade, em especial nos bairros mais carentes. Além das mudas frutíferas, produzimos também as nativas”, fala.
Fonte: ASCOM (crédito foto:Mathusalem Teixeira)
Outra intenção da equipe é fazer o plantio de árvores nas nascentes. “Só assim vamos cuidar dos nossos rios e córregos, e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, argumenta. Ele explica que a ideia é desenvolver a preservação de uma mina de água que existe na região.
O jovem Matheus Aparecido da Silva, de apenas 12 anos, já conhece os benefícios da ação. “Estamos proporcionando bem-estar às pessoas. Além da sombra, muitas árvores dão frutos o que pode saciar a fome e a sede de muitas famílias”, conclui.