EDUCAÇÃO

A Unemat une Mato Grosso

A liberdade de expressão foi a grande bandeira desde a realização da abertura política iniciada em 1985 no Brasil, e continua sendo a bandeira pelas inúmeras lutas de sonhadores de diferentes campos partidários.
Na Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), uma comunidade acadêmica que compartilha o mesmo espaço, com pleno formato democrático, sabe vivenciar o direito à livre manifestação do pensamento e à defesa intransigente da ética: grandeza da nossa Instituição que neste ano completa 31 anos, consolidando-se no Estado de Mato Grosso como uma universidade nascida pela vontade coletiva da sociedade mato-grossense, que lutou de forma organizada para a realização deste sonho.
Os desafios políticos existem e são geradores de transformação, pois a participação política enquanto direito e dever de todos, sobretudo de todos os interessados no avanço da Unemat, inclusive aqueles com militância e experiência político-partidário, devem se transformar em instrumento fundamental para a construção de uma universidade livre, autônoma, democrática e plural.
Nas condições atuais, em que o processo da Educação Libertadora é uma construção de todos como edificadores dos dissensos e como estruturadores de alternativas democráticas, precisamos dos fortes e daqueles com vontade de querer concretizar os objetivos coletivos que primam pelos princípios da legalidade, da transparência, da responsabilidade e da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
Nós temos a convicção que estamos contribuindo para a consolidação de uma universidade de todos e para todos. A atual gestão da Universidade do Estado de Mato Grosso está empenhada em atender às decisões do Congresso Universitário, após as mesmas serem apreciadas por órgãos competentes, no que se refere ao princípio da legalidade, para a garantia institucional das ações a serem desenvolvidas pela nossa instituição.
A busca da equidade social, um novo estilo para o desenvolvimento regional, com as ações da Unemat em suas tarefas imediatas, é nossa tarefa para a sustentabilidade do Estado de Mato Grosso nas suas dimensões sociais, econômicas, culturais e ambientais.
O resultado do nosso trabalho é reflexo das nossas ações e os números são visíveis nos 11 campi da Unemat. É nosso legado para gerações vindouras. A atual gestão da Unemat e todos aqueles comprometidos com este ideal sentem-se honrados em fazer parte da transformação de nossa universidade.
Carolina Joana da Silva – pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo