SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de carne de frango do Brasil atingiram 307 mil toneladas em março, perfazendo um aumento de 16,5 por cento ante fevereiro e uma queda de 2 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, informou a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef) nesta quinta-feira.
As vendas externas totalizaram no mês 422 milhões de dólares, um crescimento de 13 por cento na comparação com fevereiro e queda de 24 por cento ante março de 2008.
"Os números representam um alento para o setor, que a partir de outubro foi atingido pelos efeitos da crise financeira internacional. Mas produtores e exportadores ainda devem manter uma postura de cautela diante da conjuntura, evitando um excesso de produção", afirmou a Abef em comunicado.
No acumulado do primeiro trimestre de 2009, as exportações atingiram 845 mil toneladas, queda de 4 por cento ante o mesmo período de 2008, somando 1,2 bilhão de dólares, ou 22 por cento a menos.
Entre janeiro e março os embarques para o Oriente Médio somaram 290 mil toneladas, uma alta de 3 por cento, atingindo 351 milhões de dólares, retração de 26 por cento em relação ao mesmo período anterior.
Para a Ásia as exportações foram de 195 mil toneladas nos três primeiros meses, redução de 11 por cento, somando o equivalente a 299 milhões de dólares, queda de 20 por cento.
(Por Camila Moreira)