23.9 C
Rondonópolis
segunda-feira, novembro 25, 2024

Brasil estreia no Mundial sub-20 com goleada sobre Costa Rica: 5 a 0

CAIRO (Egito) – O Brasil iniciou com o pé direito a busca pelo quinto título no Mundial sub-20. No estádio Port Said, no Egito, o time canarinho estreou neste domingo com goleada por 5 a 0 sobre a Costa Rica, na abertura do grupo E da competição.
O atacante Alan Kardec, com dois gols, foi o artilheiro da partida. Outro colorado, o meia Giuliano, também se destacou ao deixar sua marca e participar de outros dois tentos. O vascaíno Alex Teixeira e o meio-campista corintiano Boquita, que entrou no segundo tempo, também foram às redes.
Apesar do placar elástico, o equilíbrio foi a tona do início da partida. O Brasil dominava a bola e tomava mais iniciativa, mas os costarriquenhos assustavam em contra-ataques e tiveram as primeiras chances com Guevara e Oviedo, que por pouco não acertaram o gol de Rafael.
O time de Rogério Lourenço respondeu aos 11 minutos. Alex Teixeira fez boa jogada e rolou para Giuliano, que bateu cruzado e acertou a trave. Dez minutos depois, Gamboa invadiu a área e foi derrubado pelo lateral são-paulino Diogo. O árbitro, porém, não marcou pênalti, para desespero da Costa Rica.
Para piorar a situação da equipe da América Central, a cabeça de Alan Kardec começou a funcionar. Aos 22, o atacante colorado desviou de cabeça escanteio da direita e obrigou Alvarado a fazer excelente defesa. Na sequência, porém, Giuliano novamente caprichou no cruzamento e o ex-vascaíno escorou no canto direito para abrir o placar.
O gol não desanimou os costarriquenhos, que tentavam buscar o empate. Aos 32, Mena ficou com a sobra e bateu cruzado. Diogo salvou o Brasil. No entanto, novamente quando o adversário esboçava uma pressão, a equipe canarinho voltou a marcar. Aos 35, Giuliano recebeu lançamento livre e, em posição legal, venceu Alvarado com um belo toque de cobertura.
Pouco depois, o Brasil praticamente liquidou a fatura. Giuliano alçou a bola na área aos 43, Johnson afastou mal e Alan Kardec aproveitou para marcar seu segundo gol no jogo. A Costa Rica voltou para o segundo tempo com duas alterações e disposta a diminuir o prejuízo. Aos 16, Estrada tabelou com Martinez e quase marcou um belo gol de fora da área.
A resposta brasileira foi quase imediata: Alan Kardec deu belo passe para Paulo Henrique Ganso, mas o meia santista acertou a rede pelo lado de fora. Aos 29, o meia fez as vezes de garçom e ajudou o Brasil a transformar a vitória em goleada. Ganso tabelou com Douglas, que chutou cruzado. Alvarada defendeu, mas Alex Teixeira, no rebote, fez o quarto. Aos 31, o meia deu lugar a Boquita, que ainda achou tempo para deixar sua marca, em bonito chute de fora da área aos 43.
Depois da estreia satisfatória, os garotos brasileiros voltam a campo na próxima quarta-feira, quando encara a República Tcheca às 13h45 (de Brasília) em Port Said. No mesmo dia e local, mas às 11 horas, a Costa Rica tenta a reação ante a Austrália. Australianos e tchecos duelam ainda neste domingo, às 13h45.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 5 X 0 COSTA RICA

Local: Estádio Port Said, no Egito
Data: 27 de setembro de 2009, domingo
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Thomas Einwaller (Áustria)
Assistentes: Roland Heim e Norbert Schwab (ambos da Áustria)
Cartões amarelos: Guzman e Gamboa (Costa Rica)

Gols:
BRASIL: Alan Kardec, aos 22 e aos 44, e Giuliano, aos 35 minutos do primeiro tempo. Alex Teixeira, aos 29, e Boquita, aos 43 do segundo tempo

BRASIL: Rafael; Douglas, Rafael Tolói, Dalton e Diogo; Souza, Maylson, Giuliano e Paulo Henrique (Boquita); Alan Kardec (Ciro) e Alex Teixeira (Maicon)
Técnico: Rogério Lourenço

COSTA RICA: Alvarado; Mena, Johnson (Gutierrez), Gamboa e Varela; Guzman, Guevara, Oviedo e Estrada (Castro); Urena (Madrigal) e Martínez
Técnico: Ronald Gonzalez
Fonte:IG Esporte

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO