Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) da Eletrobrás levou o Brasil a economizar, em 2007, 3.93 milhões de megawatts/hora (MWh), equivalente ao consumo anual de 2,3 milhões de residências, correspondente a uma cidade como a de Porto Alegre (RS).
Os números foram divulgados hoje (25), no Rio de Janeiro, durante reunião doss técnicos responsáveis pelo Procel. Eles fizeram um balanço dos 12 anos de lançamento do programa.
Na avaliação do chefe da Divisão de Suporte Técnico e Eficiência Energética do Procel, Emerson Salvador, de 2006 para 2007 a economia de energia propiciada pelo programa cresceu 10%.
“Para nós é uma grande satisfação poder estar mostrando esse resultado e isto é fruto de um trabalho de uma equipe ainda jovem e em formação.Os quase 4 bilhões de quilowatts/hora economizados em 2007 representam cerca de 1% do consumo nacional de energia elétrica no período de um ano”, disse.
Segundo Emerson Salvador, “90% deste resultado pode ser atribuído ao selo Procel de Economia de Energia, programa da Eletrobrás em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Indústria (Inmetro), onde a gente disponibiliza ao consumidor as informações relativas ao consumo de energia dos produtos que podem ser adquiridos em lojas comerciais”.
Criado em 1985, o Procel conta com diversos subprogramas, destinados à eficiência energética em áreas como saneamento básico, prédios públicos, edificações e indústria, além de programas educativos. Em 22 anos de existência, o Procel ajudou a economizar 28,5 milhões de MWh, consumo equivalente a 16,3 milhões de residências.
Agência Brasil