Anvisa proíbe a venda do antiinflamatório Prexige em todo país

A partir de hoje (23), está proibida em todo o Brasil a comercialização do medicamento Prexige, – um antiinflamatório indicado para o tratamento de artrite – de 100 miligramas.
Também ficará suspensa por 90 dias a venda do Prexige de 400 miligramas. O anúncio foi feito hoje (22) pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello.
A decisão foi tomada devido ao aumento recente do número de notificações de pacientes que apresentaram reações adversas após o consumo do Prexige. “As avaliações feitas com a versão de cem miligramas demonstraram que o tratamento com esse medicamento causava efeitos adversos cujo risco-benefício não é favorável ao paciente. Portanto, esse cancelamento é irrevogável”, disse o diretor-presidente da Anvisa.
Mello informou que no Brasil o Prexige usado com mais freqüência é o de 400 miligramas, indicado para intervenções agudas. Com a suspensão da sua comercialização por 90 dias, a Anvisa pretende fazer uma revisão das regras de uso para todos os medicamentos da família “Cox-2”.
O diretor-presidente da Anvisa também fez uma recomendação aos que consumiram ou ainda consomem os remédios atingidos pela restrição: “É importante que todos os pacientes que utilizam o medicamento procurem seus médicos para substituírem os tratamentos”.
Agência Brasil