Venda de pacotes de viagens cai até 30% no mês de julho em Rondonópolis

A venda por pacotes de viagens em Rondonópolis caiu entre 23% a 30% no mês de julho [época das férias escolares] nas agências de turismo comparado ao mesmo período em 2015. Entre os fatores que contribuíram para isso está o cenário econômico do país, restrições de crédito por parte das financeiras e algumas questões locais.
Segundo a gerente de uma agência de turismo em Rondonópolis, Nivea Melo, o mês de julho em 2016 foi o único em que houve uma significativa queda nas vendas. “A gente estava vindo com um crescimento bom, esse mês foi o único que sentimos a diferença de vendas,” comenta Nivea.
Ela explica que a procura por pacotes é a mesma do ano anterior, contudo, um fator ter sido principal para a redução nas vendas.
“As financeiras acabaram atrapalhando o desenvolvimento deste comércio, porque assim, ou você compra no cartão ou no boleto. O boleto ajuda muito a classe C. Então como a restrição das financeiras acaba dificultando a aprovação dos boletos,” explica a gerente.
Nívea ainda lista outros motivos que contribuíram para a situação. “Os produtos, em um contexto em geral, subiram. Tiveram aumentos por vários motivos como a redução da demanda de fornecedores, as companhias aéreas que tiraram várias rotas da nossa região, o aumento do dólar, o custo de cada fornecedor, tudo fez com que aumentasse o produtor,” explica a gerente.
Mesmo com aumento, ela explica que os preços ainda são acessíveis aos clientes. “Não aumentou em uma quantidade que ela não possa pagar, mas sim em uma que ela não está acostumada,” comenta.
Para a profissional Tatiane Lopes, as vendas na agência de turismo onde trabalha representaram uma queda de 30% no mês de julho comparado ao mesmo período em 2015. Ela atribui à redução a crise econômica enfrentada em nosso país atualmente. “Mesmo com a queda, ainda houve bastantes vendas, as pessoas não deixam de viajar, pois os filhos ficam de férias neste período,” explica Tatiane.
Destinos
O Brasil continua em alta nas vendas, segundo as duas profissionais, os destinos mais procurados estão na região Nordeste do país. Os rondonopolitanos tem procurado por Natal, Maceió, Porto de Galinhas, Porto Seguro, Fortaleza e João Pessoa.
Rondonopolitanos nas Olímpiadas
Os rondonopolitanos já estão à procura de pacotes nas agências para viajar para o Rio de Janeiro no período das Olimpíadas que acontecerão no mês de agosto. Segundo Tatiane, é o percentual até bastante alto. Já a gerente Nivea explica que existe bastante procura, contudo, por um destino “fechado”, a dificuldade está em encontrar vagas em hotéis no Rio de Janeiro.