29 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Blitz educativa é realizada no dia mundial sem tabaco

Alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo foi o objetivo da blitz educativa que aconteceu na manhã desta terça-feira, 31, na Praça dos Carreiros. A ação no dia mundial sem tabaco é uma parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Polícia Militar, Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, Programa Municipal de Controle do Tabagismo e Departamento de Ações Programáticas.

Na blitz intitulada `Troque a nicotina por uma vitamina´, os alunos participantes do Proerd, abordaram motoristas, questionando sobre o uso do tabaco, caso a resposta fosse positiva, eles sugeriam a troca do cigarro por uma salada de frutas. Panfletos com informações sobre o tratamento contra o tabagismo também foram distribuídos. Aproximadamente 30 alunos, de 10 e 11 anos, da rede municipal de ensino participaram da ação, que terá continuidade à tarde com a participação de outros 30 estudantes.

Nicolas Soares, aluno da Escola Municipal Princesa Isabel, destacou a importância que desde criança eles tenham consciência sobre o uso do cigarro, e o mal que ele faz para a saúde. Segundo ele o uso do tabaco causa câncer de pele, câncer no pulmão, estraga os dentes, e que hoje eles estão alertando os motoristas sobre esses malefícios.

A epidemia global do tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as famílias dos estudantes. Este é o maior programa de prevenção às drogas do mundo, presente em 55 países, em todos os 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O público alvo do programa são os alunos do quarto ano de todas as escolas municipais da zona urbana. O Proerd foi criado para orientar e informar os jovens sobre os efeitos e consequências do uso de drogas, tem duração de três meses, é aplicado pelos policiais militares. Hoje em Rondonópolis mais de 1.500 alunos da rede municipal participam do programa.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO