Importância da 39ª Exposul na econmia de Rondonópolis

Nessa semana que passou Rondonópolis viveu a sua 39ª EXPOSUL- hoje tida como uma das mais importantes feiras agropecuárias do estado, se não a mais importante da região sul, e entre as seis mais importantes no cenário nacional. Para a cidade foi, fora de dúvidas, uma verdadeira festa.
O público, em geral, espera, a cada ano, essa efeméride que traz à cidade uma série de atrações artísticas que se sucedem em shows no palco-árena do recinto da feira, bem como uma sucessão de apresentações de rodeios, que se tornam a atração principal para o grande público.
Há, porém, um outro aspecto, esse mais técnico, por assim dizer, que é a exposição de espécimes da categoria pecuária, bem como os leilões e torneios leiteiros que se constituem no interesse da classe pecuarista.
Há que se registrar também o ciclo de palestras que abordam temas de atualidade de interesse da classe pecuarista e empresarial. Além do que, as empresas da linha de produtos agropecuários não só podem apresentar seus produtos como incrementar suas vendas. E não se pode esquecer o setor automotivo que vê suas vendas alavancadas nessa semana. Não é de se esquecer também o setor de maquinas e implementos destinados à agricultura.
Na outra ponta está o interesse comercial que se concretiza na hotelaria e na gastronomia, de vez que, nessa semana, alguns hotéis têm sua lotação até esgotada e os restaurantes têm sua frequência aumentada, principalmente aqueles que operam no recinto da feira. Segmentos do comércio também são beneficiados com aumentos nos índices de venda. Destaca-se, portanto, o aquecimento da economia local, com reflexos na região. Segmentos do comércio varejista em geral também são beneficiados. Há que se destacar ainda a geração de empregos e renda, característicos da época.
Nesse contexto, o Sindicato Rural vem fazendo a sua parte que é investir em atividades que promovam o aprimoramento das técnicas, do melhoramento de variedades, de cultivos e manejos, bem como o trabalho de conscientização de uma prática agrícola ambientalmente sustentável. O principal objetivo dos promotores da feira e dos expositores é o encontro com possíveis parceiros, a concretização e manutenção de negócios e a troca de informações.
Nas feiras agropecuárias em geral a cultura do campo prova ser muito forte nas economias municipais. Ainda assim é preciso criar nelas o sentido mais agrícola possível, da valorização da verdadeira cultura do campo, No mais o público se encarrega de comparecer e fazer o evento acontecer. É desta forma que as feiras trabalham, em busca de uma maior divulgação da cultura camponesa, para realmente propagar a agricultura de maneira positiva, instrutiva e, é claro, lucrativa.
Da redação (J.V.Rodrigues)