No dia do aniversário, idoso de 116 anos recebe equipe do Ribeirinho Cidadão em casa

No dia em que comemorava 116 anos, o índio Domingos Manoel de Amorim recebeu a equipe médica que integra o Projeto Ribeirinho Cidadão em casa. Morador da Comunidade Pirigara, pertencente a Barão de Melgaço, o idoso sofreu uma queda há cerca de quatro meses, não consegue mais andar e sente muitas dores.
De acordo com Domingos, que é extremamente lúcido, segundo informou o médico voluntário Antônio Alves Bessa Neto, ele chegou a ser levado a Cuiabá, no entanto, não recebeu o tratamento adequado. “Me internaram apenas um dia e não me deram sequer uma pastilha de remédio, fiquei só deitado na cama, comendo e fui liberado”.
Bessa receitou medicamos e vitaminas ao idoso e ressaltou a particularidade do caso. “Esse é um caso totalmente atípico. Com 116 anos, ele está extremamente lúcido, orientado e animado, o mais comum é encontrar pessoas com idade muito avançada, deprimidas. Além disso, ele está muito bem para a idade, é saudável, o único problema foi a queda em que, possivelmente, fraturou a bacia. Nessa idade não é possível operar”.
Domingos, que pertence a etnia Guarani-Kaiowá, nasceu na região, teve 13 filhos, está com 70 netos e garante que o “mato” é muito melhor para viver do que a cidade. O segredo para a longevidade, conforme ele, são os chás naturais e a paz. “Deus quer que eu dure”, finalizou. O enfermeiro do projeto Erik Sandro Rosa Arinos e a Assistente Social, Marqueli Souza Carvalho, também acompanharam a visita.