ECONOMIA

Produção industrial tem leve alta em junho e sobe 7,9% no semestre

A produção industrial teve ligeira alta de 0,2% no mês de junho, frente a maio, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi a sexta alta consecutiva do indicador, que acumula alta de 7,9% ao longo de 2009. Na comparação anual, entretanto, a produção industrial brasileira caiu 13,4% no primeiro semestre deste ano. Essa queda é recorde histórico, segundo o IBGE.

No período de 12 meses terminado em junho, a produção da indústria registra um recuo de 6,5%.
“O segundo trimestre de 2009 registrou crescimento de 3,4% sobre o primeiro, invertendo a sequência de dois trimestres seguidos de taxas negativas nessa comparação”, completou o IBGE.
Na comparação com junho do ano passado, a produção industrial caiu 10,9%. O índice de média móvel trimestral da produção industrial teve alta de 0,9% no trimestre encerrado em junho ante o terminado em maio.
Setores
Na passagem de maio para junho, dos 27 setores avaliados, 13 apresentaram avanço no ritmo de produção, como indústrias extrativas (5,3%), veículos automotores (2,6%), outros produtos químicos (2,9%) e metalurgia básica (2%).
Entre as categorias de uso, a produção de bens de capital subiu 2,1%, a de bens intermediários teve acréscimo de 0,7% e a de bens de consumo duráveis registrou expansão de 0,4%. Bens de consumo semiduráveis e não duráveis, contudo, verificaram baixa de 2,6%, quebrando uma sequência de quatro meses de taxas positivas.
No confronto com junho do ano passado, 22 das 27 atividades investigadas pelo instituto tiveram declínio. Chamaram atenção os casos de veículos automotores (-18,9%), máquinas e equipamentos (-27,4%), metalurgia básica (-22,8%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-34,5%). As quatro categorias de uso verificaram baixa nessa comparação.
Em relação ao segundo trimestre de 2008, a atividade fabril diminuiu 12,3% entre abril e junho deste calendário
Ag.Estado/Valor

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo