EDUCAÇÃO

Inscrições para financiamento estudantil só começarão dia 31

O Ministério da Educação decidiu adiar o prazo para que início das inscrições dos universitários no Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies). Previsto para entrar no ar nesta segunda-feira, o sistema só estará disponível para os alunos interessados a partir do dia 31 de janeiro. O site permite que os estudantes façam simulações de financiamento, por exemplo. Os detalhes para o novo período de inscrições serão divulgados pelo MEC em breve
Desde domingo, o ministério enfrenta problemas com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Estudantes reclamam em redes sociais e em comentários de matérias no iG Educação que não conseguem entrar no site ou completar todas as etapas do processo. Segundo o MEC, a lentidão se deve à elevada audiência. O hot site do SiSU chegou a receber 47 mil acessos simultâneos e a página de inscrição, 84 mil. Na manhã desta segunda-feira, a média de inscrições chegou a 400 por minuto — a capacidade do sistema é de 50 mil inscrições por hora, ou 833 por minuto. O MEC informa que, quando esse número é superado, ocorre a lentidão e recomenda que as simulações sejam feitas no hot site e o acesso à página de inscrição, somente no momento final.
Com a prorrogação do fim do prazo de inscrições no SiSU para quinta-feira, o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) também foi alterado. Para não confundir as datas e permitir que os estudantes possam se candidatar nos dois sistemas, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou o início das inscrições para as 123 mil bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior para sexta-feira (21) e não mais quarta (19), como estava previsto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo