O Governo do Estado de Mato Grosso praticamente descartou a possibilidade de realização de aulas presenciais ,no momento, devido a Pandemia da Covid-19. A informação foi dada pelo secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo.
No entanto, já prevendo essa situação, a secretaria de Educação do Estado, sob o comando de Marioneide Angélica Kliemaschewsk, já está fazendo um trabalho de treinamentos dos professores da rede estadual para que as aulas em Mato Grosso, sejam realizadas, mas na forma online.
Na semana passada, os professores foram convocados para a realização deste treinamento.
A expectativa, de acordo, com informações de bastidores recebidas pela Folha Regional, é que no mês de agosto às aulas devem retornar no Estado, de forma online.
“Não há o que se falar no momento sobre retomada de aulas presenciais. A Seduc está desenvolvendo com assessores e professores aplicativos que possam efetivar as aulas por meio on-line. A Seduc está trabalhando para levar aulas de qualidade aos estudantes e estamos abertos às sugestões das entidades, pois é necessário que os estudantes retomem o calendário escolar”, disse a secretária, em entrevista à imprensa cuiabana;
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT),Valdeir Pereira, mostrou-se preocupado com o acesso universal dos estudantes às plataformas de ensino que serão implementadas pela Seduc, por meio de aulas on-line.
“Nesses últimos dois anos, vejo o processo de fechamento de laboratórios de informática e não houve uma reposição desses equipamentos dentro das escolas. Envolver os profissionais de ensino nesse processo é importante, mas a carga horária dele é muito maior com as aulas remotas. Como isso vai ficar?”, questionou o sindicalista.