O atleta tem uma grande coleção de camisetas que guarda com muito orgulho e com as quais participou das mais importantes corridas no Brasil.
Pixuri é o seu apelido de atleta, que lhe deram a alguns anos, natural do pequeno município de Pedregulho no interior do Estado de São Paulo, foi criado no município vizinho na cidade Guarulhos, onde passou parte da sua infância e adolescência. Ele o seu irmão Celio sempre foram apaixonados pelo esporte e começaram nos campinhos de futebol daquela localidade, e sempre tiveram seus ídolos Pelé, Didi, Garrincha, Revelino e Caforinga dentre outros.
Na década de 1970 eles cultivavam fortemente o sonho de se tornarem jogadores profissionais, mas por diversas questões e preconceitos familiares de então não conseguiram seguir carreira. Conta o hoje o atleta Jose Francisco (Pixuri), que naquele tempo o jovem tinha que trabalhar, se optasse pelo futebol era considerado um desqualificado um vagabundo. Depois de muitas idas e vindas, mudanças de São Paulo para Mato Grosso, ele acabou se decidindo pelo atletismo fato que ocorreu quando estava na capital Cuiabá, incentivado pela propaganda da Corrida de Reis, da qual participou em 2002 pela primeira vez.
Pixuri que é pedreiro de profissão, fala sobre as suas conquistas e perspectivas para 2019 no atletismo; “Troquei o tabagismo pelo atletismo, eu me sinto muito feliz nessa jornada de atleta que não é muito fácil, entre premiações troféus e medalhas de participação tenho mais de 100. Na corrida de Reis deste ano fiquei em primeiro lugar na faixa etária de 60 a 64 anos, e dos 15 mil inscritos na corrida no geral fiquei em 25º. Lugar. Apesar de ter um apoio reduzido, amigos que veem o meu esforço e tem me ajudado. Faço corridas de longa distância entre Rondonópolis a Guiratinga e Guiratinga a Rondonópolis. Já corri em várias capitais como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Cuiabá sou um atleta de explosão e venho treinando muito. Ainda neste ano participei da Corrida São Silvestre, participei da Corrida do Carteiro juntamente com o atleta e parceiro Gilberto. Vou participar no mês de Março de uma corrida rápida de 5 Km em Barra do Garças, vou participar também da corrida Legislativo em Cuiabá no dia 21 de Abril e da meia maratona de 21 Km em Rondonópolis, no dia 27 de Março estarei correndo na cidade Juara, com a intenção de ir posteriormente participar das corridas em Juína ou Cáceres. O atleta Vanderlei Cordeiro é o meu grande ídolo no atletismo. Quero agradecer aos meus apoiadores e em especial a Academia do Rubão onde eu me preparo fisicamente.” Salientou Pixuri o nosso atleta campeão.
Reportagem Denis Maris