24.2 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Atleta rondonopolitano conquista seis medalhas em competição de natação paralímpica

O nadador paralímpico Alisson Ampolini representou Mato Grosso no VIII Meeting Cearense de Natação Paralímpica e trouxe seis medalhas para o Estado.

Duas medalhas de prata foram conquistadas nas provas de 50 e 100 metros nado peito – classe SB9, as outras quatro medalhas de bronze foram obtidas nas provas de 50 metros nado costas, 100 metros nado borboleta, 400 metros nado livre – todas da classe S10 e 200 metros medley – classe SM10.

Em sua oitava edição, o evento organizado pela Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e Associação Cearense de Esporte Adaptado (ACEA), aconteceu no último final de semana em Fortaleza – CE (dias 15 e 16 de outubro).

A competição contou com a presença de 170 atletas, 24 equipes e 14 unidades federativas – Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Acre, Amazonas, Ceará, Bahia, Mato Grosso e Distrito Federal.

Com agenesia de membro superior com hipodesenvolvimento de braço e antebraço esquerdo, Alisson compete em todos os estilos de nado pelas classes com menor grau de deficiência física.

As classes são determinadas por exames funcionais, testes musculares, de mobilidade articular e testes motores dentro d’água pela equipe de classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB; quanto maior a deficiência, menor o número da classe.

Alisson conta que treina seis dias por semana, entre séries de velocidade, resistência e educativos para aprimorar a técnica. O atleta destaca que `dedicação´ é a chave para conciliar uma rotina de treinos voltada para a natação competitiva, pois além do trabalho dentro da piscina, é necessário reforço muscular, alimentação balanceada e repouso.

“Avalio de forma positiva o desempenho na competição, consegui melhorar seis marcas pessoais e representar mais uma vez a natação paralímpica estadual, tarefa ainda solitária, mas recompensadora pelo crescimento do esporte adaptado nacional”, comenta o nadador.

O atleta que antes nadava pela Academia Golfinho Azul de Cuiabá, voltou a residir em Rondonópolis e atualmente desenvolve seu treinamento no Caiçara Tênis Clube, tendo como objetivo o índice para o Circuito Caixa Nacional, na seletiva regional que ocorre no início de 2017.
Noticias MT

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO