23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Atleta mato-grossense se prepara para o campeonato nacional de tiro

O objetivo é ir mais longe que o podium nacional. O competidor busca classificação para o Campeonato de tiro na França em 2017.
Reside em Cuiabá, o vice-campeão Brasileiro de Tiro Prático de 2015 – Production. O atleta já está em preparação para o Campeonato Mato-grossense e Brasileiro deste ano, que começa em março. O objetivo é ir mais longe que o podium nacional. O competidor busca a classificação para Campeonato Mundial de Tiro, em 2017 na França.
Estamos falando do subtenente da policial militar de Mato Grosso, Carlos Alberto Molina dos Santos, que atualmente trabalha na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – ESFAP.
A profissão já exige uma habilidade no manuseio de armas de fogo e boa pontaria. Só que em 2011, Molina, como é conhecido, uniu o útil à paixão pelo esporte: o IPSC – InternationalPracticalShootingConfederation –modalidade de tiro prático que reúne numa só ação: precisão, potência e velocidade. O esporte é subdividido em divisões (calibre de armas) e classes.
Em 2013, Molina já conquistou o título de Campeão Mato-grossense e o feito se repetiu em 2014 e 2015, com a conquista do Tri. Em Mato Grosso, o campeonato é divido em 6 etapas, realizadas em Cuiabá e interior do Estado.
Nacionalmente, o campeonato de IPSC também é realizado em 6 etapas. Em 2015, Molina conquistou o 1° lugar na etapa Brasileira de Tiro em Gurupi – TO e em Santarém – PA, o que garantiu uma boa colocação no ranking e o fez vice-campeão Brasileiro.
Vale frisar, que Cuiabá sediou em agosto de 2015, o Pan-americano de IPSC. Entre tantos gringos (argentinos, chilenos, paraguaios e até russos), cerca de 300 competidores, Molina conquistou a 6ª colocação na sua divisão.
O resultado positivo não é mero acaso. Molina realiza treinos diários em seco (sem munição) e uma vez por semana treina com tiro real (com munição). São 200 disparos, longe do ideal que seria 1 mil disparos.
Além do treinamento, o vice-campeão Brasileiro já participou de 3 cursos com o campeão Brasileiro Jaime Saldanha Junior (9º colocado no último mundial), é formado como Instrutor de Armamento e Tiro, e também credenciado como instrutor de tiro pela Polícia Federal, após rigoroso processo seletivo.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO