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domingo, novembro 24, 2024

Atacadistas aderem a Campanha Permanente de Combate à Fome

A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), em parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc e o Instituto ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), lançou a Campanha Permanente de Combate à Fome. O evento foi realizado na última quinta-feira à noite (13.06), em Cuiabá, e contou com a presença de empresários de Mato Grosso, bem como representantes do Mesa Brasil e do Instituto ABAD.

O Instituto ABAD, braço social da Associação, assumiu o compromisso de incentivar as empresas do segmento atacadista distribuidor a participarem do projeto Mesa Brasil. Dessa forma, foi firmado em 2012 um convênio com o Programa Mesa Brasil Sesc. A partir do convênio, surgiu este ano a Campanha Permanente de Combate à Fome, a fim de despertar a solidariedade das empresas atacadistas e distribuidoras e incentivar a participação nessa ação ao mesmo tempo simples e de tão grande alcance social.

Segundo o presidente da AMAD, Sérgio Gomes, é preciso ter atitudes práticas para mudar a cultura do desperdício, e em se tratando de alimentos, a responsabilidade é ainda Maior. “Todos os dias, milhares de pessoas nas várias regiões do Brasil sofrem com a falta de alimentos. Também, todos os dias, toneladas de produtos em boas condições de consumo são descartadas pelas indústrias e empresas por estarem fora dos padrões de comercialização”, lembrou.

Para ele, esse enorme desperdício, que gera custos extras com manuseio e descarte, pode ser revertido em doações capazes de beneficiar pessoas de todas as idades que não têm acesso a alimentos de qualidade, para ter uma vida mais saudável e digna. “A AMAD é porta de entrada do programa em Mato Grosso, e faremos a nossa parte para que cada vez mais empresas façam a adesão e possam participar da Campanha Permanente de Combate à Fome”, reiterou o presidente.

É fácil participar da Campanha, visto que o doador se compromete apenas a separar os alimentos por gênero e mantê-los armazenados adequadamente até a chegada da coleta, que é da responsabilidade do próprio Sesc. “Ao participar do Mesa Brasil, além de contribuir para dar uma vida melhor a quem precisa, as empresas podem exercer a responsabilidade social com o apoio da AMAD, sem precisar dispor de seu pessoal ou investir na logística de distribuição dos produtos descartados”, concluiu Sérgio Gomes.

O gerente Executivo do Instituto ABAD, Edmilson Selarin Junior, presente no lançamento da campanha em Cuiabá, destacou que a ideia de trazer um acordo nacional para a realidade local fortalece a filiada AMAD, bem como volta o olhar para a comunidade onde as empresas atuam. “É mais uma forma dos empresários contribuírem com o segmento, fortalecendo as organizações sociais onde as empresas estão instaladas. O programa tem excelência nacional, e critérios claros e definidos. São várias marcas agregando em prol de uma situação que ainda vemos muito no Brasil, que é a fome”, explicou.

Sobre o Mesa Brasil Sesc

O projeto de Segurança Alimentar e Nutricional Mesa Brasil Sesc é uma iniciativa de cunho social e educativo que tem como objetivo contribuir para diminuir o desperdício de alimentos e a fome, por intermédio de doações a organizações sociais em todo o Brasil. Criado em 2003, o projeto abrange todos os estados e conta com centenas de empresas parceiras entre indústrias, centrais de distribuição, supermercados, associações e outros. Além disso, promove ações educativas que incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

Segundo a coordenadora do Programa Mesa Brasil Sesc em Cuiabá e Rondonópolis, Leonice Bilo, a parceria com a AMAD é fundamental e veio num momento propício, em que o programa completa 10 anos. “A Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores vai contribuir muito para o programa, pois quanto mais doações recebemos, mais instituições eventuais conseguimos colocar como sistemáticas, ou seja, aquelas que recebem as doações pelo menos uma vez por semana”, disse.

Ela explicou que atualmente o forte das doações é hortifruti, e com a adesão da AMAD, isso será ampliado com produtos industrializados, o que propicia a diversificação no cardápio. “É importante reforçar que o alimento é uma isca para trabalhar outras questões de assistência, já que o trabalho do Mesa Brasil vai além da distribuição de alimentos, com ação educativa permanente, a fim de orientar a produção de uma alimentação segura para as instituições sociais. O trabalho é gratificante para todos os envolvidos”, finalizou a coordenadora.

Instituições Sociais

O Programa Mesa Brasil Sesc Mato Grosso tem como modelo de atuação um Banco de Alimentos – neste local as doações são avaliadas por equipes treinadas, os alimentos armazenados de acordo com as normas de higiene e posteriormente retirados pelas instituições assistidas pelo programa. Atende instituições sociais cadastradas dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, e Rondonópolis.

Em Cuiabá e Várzea Grande, são 48 instituições sociais sistemáticas, assistidas pelo menos uma vez por semana, e 47 eventuais. Em Rondonópolis, são 33 instituições sistemáticas. Até o mês de maio, o programa beneficiou cerca de 39 mil pessoas em Cuiabá e Várzea Grande, com a doação de 17 empresas. Já em Rondonópolis, foram beneficiados aproximadamente 6 mil pessoas, com quatro empresas doadoras.

A equipe do Mesa Brasil é composta por uma nutricionista que avalia se os alimentos estão em condições de consumo para doá-los; e assistente social que orienta as instituições quanto à documentação para cadastrar no programa.

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