33.7 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Arroz produzido em Mato Grosso será discutido em seminário

Produtores e industriais do arroz discutem nesta quarta-feira (3) os desafios de se produzir arroz de maior qualidade em Mato Grosso. O objetivo do Seminário “Arroz de Mato Grosso: qualidade, sustentabilidade e parceria” é apresentar os resultados das pesquisas iniciadas com o arroz tropical nas unidades experimentais da Embrapa em Paranatinga e verificar novos pontos que dificultam a produção e comercialização do arroz produzido em Mato Grosso. O evento acontece das 9 às 17 horas no auditório do Sebrae.

Durante o seminário serão discutidos os seguintes temas: A Embrapa e a rizicultura mato-grossense – Dr. Orlando Peixoto de Moraes (Embrapa Arroz e Feijão); Mudanças e perspectivas das indústrias arrozeiras de Mato Grosso – Mauro Cabral (Siar-Sul); Entraves Econômicos na Produção e Comercialização do Arroz em Mato Grosso – Fernando Braga (Grupo Vanguarda); Importância de uma boa produção e comercialização de Sementes: Caso Santa Catarina – Moacir Antonio Schiocchet (Etagri); Relação entre o Mercado Nacional e Internacional do Arroz: oportunidades e desafios para a indústria no arroz de Mato Grosso – Augusto Hauber Garneiro (USP).

Esta é mais uma etapa da programação de discussão dos entraves da produção do arroz tropical. O programa desenvolvido pelo APL do Arroz (Arranjo Produtivo Local) está em andamento há dois anos. O projeto que prevê a melhoria da produção e a valorização do arroz produzido em Mato Grosso possui campos experimentais de produção em Paranatinga na segunda safra; e já discutiu a melhoria nas lavouras de arroz com produtores daquele município. Agora, os resultados serão apresentados para produtores, industriais e supermercadistas de Rondonópolis. A proposta é a valorização do produto produzido em terras mato-grossenses. Para isso, o APL do Arroz criou umalogomarca para identificar o produto junto ao consumidor.

“O que desejamos é que produtores e industriais venham discutir os problemas conosco para juntos acharmos uma solução e conseguirmos conquistas o lugar do arroz mato-grossense na mesa do consumidor”, afirmou o presidente do Siar-Sul, Ailton Ferreira da Silva.

A logomarca com um grão de arroz no meio entre dois triângulos um azul e outro verde, assim como a explicação de cada detalhe da marca serão detalhados no evento. A coordenação do seminário é do engenheiro agrônomo da Embrapa, Dr. Carlos Magri, que estuda a produção do arroz de Mato Grosso e lançará um livro com este tema.

A coordenação do APL do Arroz é do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul – Siar-Sul em parceria com o Sebrae, Embrapa, Empaer, Prefeitura de Paranatinga e Governo do Estado.

Da assessoria

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO