23.6 C
Rondonópolis
terça-feira, novembro 26, 2024

Arquiteto apresenta ao prefeito projeto de modernização e ampliação do aeroporto

Contemplado no pacote do governo federal para receber investimentos de modernização, o terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco deverá ter sua área ampliada quase nove vezes, passará de 1.215 m² para 13.457 m². É o que prevê o projeto feito pelo arquiteto Dionísio Carlos, que o apresentou ao prefeito Percival Muniz, na manhã desta quarta-feira (15), em reunião na prefeitura. Além do prefeito, estavam presentes na apresentação o vice Rogério Salles e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Argemiro Ferreira.

“Gostei do projeto, que ficou muito bonito, funcional, moderno e dentro das normas internacionais aeroportuárias”, comentou o prefeito logo após a apresentação do projeto, que foi elebarado com base nas normas aeroporutuárias internacionais e as exigências da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que possa ser classificado como aeroporto de destino de pequeno e médio porte.

O projeto é moderno, futurista e terá dois pisos. “Ele foi pensado dentro do que o município necessita para ter uma nova classificação da Anac, ser muito funcional e ampliado confome o crescimento do fluxo. No primeiro piso ficará a praça de alimentação, mini-lojas, as companhias aéreas, bem como as estruturas de inspeção e de segurança. Já na parte superior, que será um mezanino e se interligará com a parte inferior por uma escada-rolante e elevadores, ficará reservada para ser, futuramente, exclusivamente, de embarque e desembarque”, detalhou o arquiteto Dionísio Carlos.

De acordo com o secretário Argemiro, a modernização e a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Maestro Marinho Franco está inserido no programa do governo federal voltado para fortalecer e ampliar a malha de aeroportos regionais. O governo federal projeta investir R$ 7,3 bilhões na primeira etapa do plano de aviação regional. Serão contemplados nessa primeira fase 270 aeroportos regionais, sendo quatro em Mato Grosso, dentre eles o de Rondonópolis.

Argemiro não quis adiantar prazos para efetivar as obras, mas o projeto deve ser elaborado ainda em 2013. Depois da avaliação da Secretaria em Brasília, detalhou Argemiro, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) será acionado para análise do projeto definitivo, para na seqüência ser realizada a licitação da obra, que está avaliada em cerca de R$ 20 milhões e não terá custos para os cofres municipais. Caberá ao Banco do Brasil acompanhar todos os processos de execução da obra e a fiscalização será compartilhada com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Outras melhorias

Além da modernização do terminal de passageiros, o aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, já tem assegurados recursos para melhorias na pista de pouso. Após concluída as obras de melhorias, que está prevista para antes do início da Copa do Mundo de 2014, em meados do próximo ano, a pista de pouso terá sido alongada dos atuais 1,850 metros de extensão para 2,350 metros.

O projeto de reforma do aeroporto contempla, ainda, o alargamento da pista de decolagem de 30m para 45m, aumento do pátio de manobras, instalação de cerca operacional, sinalização vertical e horizontal e ferramentas que possibilitam pouso e decolagem por instrumento.

No local, também será instalado um Raio-X para a vistoria de bagagens de mão e uma esteira para distribuição das bagagens despachadas. Além de um moderno sistema de segurança eletrônica. Com essas mudanças o aeroporto municipal estará apto a receber todos os modelos de aeronaves.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO