SESC Rondonópolis recebe expoente do teatro de animação no mundo

Autor de vários livros sobre a teoria dos títeres, Rafael Curci celebra 30 anos de carreira
Ele é Uruguaio, mas viveu na Argentina por mais de três décadas. Lá, teve a oportunidade de trabalhar com nada menos que Javier Villafañe e Ariel Bufano, dois mestres do teatro de animação. E hoje é considerado um dos mais importantes nomes da linguagem do teatro de títeres contemporâneo. Esse é o perfil do diretor artístico da Cia Fios de Sombra, Rafael Curci. Dono de uma trajetória que completa 30 anos de atividade ininterrupta, Curci escolheu o Brasil, mais precisamente Campinas, para dar inicio a uma Cia que trabalha exclusivamente com teatro de bonecos. Rafael Integrou o Grupo de Titiriteros del Teatro General San Martín de Buenos Aires tendo trabalhado como ator-manipulador ao longo de 17 anos.
Esse renomado profissional está por terras mato-grossenses desde o dia 23 de abril onde ministrou a oficina Manipulação em Cena no SESC Arsenal. Agora ele chegou à Rondonópolis onde será oferecida esta oficina no SESC de 29 de Abril a dois de Maio. As inscrições são gratuitas e as aulas ocorrerão das 13h30 às 17h30 . É uma grande oportunidade de conhecer de perto e aprender com esse titireteiro que já dirigiu espetáculo por vários países tendo seu trabalho mundialmente reconhecido.
A oficina tem por finalidade proporcionar ao participante uma aproximação concisa – ao mesmo tempo profunda e pontual – sobre a manipulação de bonecos de mesa. Explorando, de maneira teórica e prática, as várias possibilidades que dispõe esta técnica de animação direta.
Um pouco mais sobre esse artista versátil
Além de assinar a direção artística bem como a dramaturgia dos espetáculos da Cia Fios de Sombra, tornando-a um dos principais expoentes do teatro de animação no país, Rafael Curci é autor de mais de 30 peças para teatro de títeres, tendo recebido com seu trabalho, prêmios e indicações em diversas categorias nos mais destacados festivais do mundo.
Curci também publicou seis livros dedicados à arte dos bonecos, entre eles três ensaios, uma metodologia, um breviário de terminologias e duas antologias que reúnem seus textos teatrais.