Aprovação de Dilma cai e 58% do povo brasileiro é a favor Copa

Enquanto a expectativa eleitoral vai de vento em popa, a taxa de aprovação do governo Dilma Rousseff caiu de 43%, em dezembro, para 39% em fevereiro de 2014, segundo pesquisa Ibope encomendada pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’ e divulgada nos últimos dias. O levantamento revelou ainda que 58% da população é a favor da realização da Copa do Mundo no Brasil.
A leve queda do atual governo vem após uma recuperação da aprovação, que após as manifestações de junho de 2013 chegou a ir para 31% apenas de positivismo. Os números ainda mostram que a rejeição contra a Copa podem ser considerado um movimento ‘elitizado’, já que ela nasce em regiões consideradas mais ricas do Brasil como o sudeste. Nas camadas mais pobres, como o nordeste brasileiro, tanto Dilma quanto Copa são absolutos.
Sobre o maior torneio mundial, além dos 58% totalmente a favor a sua realização, outros 38% são veementemente contra. Para 43%, o evento trará mais benefícios que prejuízos para o País, e 40% acham o contrário.
O levantamento do Ibope foi feito em 141 municípios. Foram ouvidos 2.002 eleitores entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
As taxas mais baixas de aprovação do governo aparece entre o eleitorado com menos de 24 anos (35%), escolaridade superior (26%) e renda superior a cinco salários mínimos (34%).
Em termos regionais, sua pior avaliação se concentra no Sudeste (33% de ótimo e bom) e no Norte/Centro Oeste (32%).A aprovação é maior nos segmentos com mais de 55 anos (45%), escolaridade até a quarta série (50%) e renda de até um salário mínimo (49%). No Nordeste, a taxa chega a 51%.
Fonte – Da redação com Estadão