Preocupado com as constantes e persistentes quedas e oscilações na energia elétrica na cidade, que tem causado transtornos e prejuízos para os usuários, o vereador Adonias Fernandes (PMDB) usou a Tribuna Livre da Câmara na última semana, para cobrar uma solução da empresa Energisa, concessionária de energia. Ele já havia convocado a direção da empresa a prestar esclarecimentos sobre o fato aos vereadores, o que aconteceu na última semana, durante a realização da Ordem do Dia, mas ele pretende continuar cobrando uma solução para o caso e irá até Cuiabá pedir apoios aos deputados da região.
“Dois diretores estiveram aqui na Câmara e nos explicaram que a empresa está trabalhando para melhorar o fornecimento de energia para a população, já que a cidade cresceu muito com a inauguração dos últimos conjuntos habitacionais, mas para isso terá que trocar diversos transformadores, que ficaram aquém da capacidade necessária. Mesmo assim, nós pedimos agilidade no serviço e eles nos pediram um prazo, mas se comprometeram a nos manter informados sobre os andamentos dos trabalhos”, disse Adonias.
De acordo com ele, os vereadores cobraram dos representantes da empresa que apresentasse um calendário das obras e investimentos que serão realizados na cidade, tendo ouvido dos mesmos que uma vez por mês eles devem se reportar aos vereadores para comunicar os avanços nos trabalhos. “É em todos os bairros da cidade (a oscilação de energia) e isso tem causado muitos prejuízos para a população. A empresa diz que o cidadão que tiver algum prejuízo com isso pode procurar a empresa que será ressarcido, mas o que nós queremos mesmo é o fim dessas oscilações e quedas na energia”, emendou o vereador.
Além do crescimento populacional e consequente necessidade de atualização da capacidade dos transformadores da rede de energia elétrica, os responsáveis pela empresa também apontaram a queda de árvores e de postes, normalmente ocasionado por acidentes de trânsito, como causa para as interrupções no fornecimento de energia. “Nós sugerimos a eles parar de usar de fios, pois são tantos fios enfeiando a nossa cidade. Eles só falam em podar as árvores, enquanto a nossa cidade é tão quente. Nós sugerimos que se começasse a usar fios subterrâneos e parar de usar fios nos postes e queremos futuramente sermos atendidos nisso. Hoje, nós temos três fios de rede alta e cinco de rede baixa, aí vem as empresas de telefonia e colocam mais fios ainda. Depois vão embora e abandonam os fios na nossa rede elétrica. Isso precisa acabar”, disse.
O parlamentar garantiu que irá a Cuiabá, procurar pelos deputados da região e juntos cobrarem da direção da empresa o fim do problema na cidade. “A diretoria central da cidade é em Cuiabá e vamos procurar para nos orientar e ajudar na solução desse problema”, concluiu.