A primeira pesquisa realizada em Rondonópolis para a disputa do cargo de presidente da República, após o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) declarar apoio ao ex-presidente Lula, mostra na cidade um quadro favorável ao petista.
No mês de outubro, o prefeito declarou publicamente apoio a Lula e disse que o ex-presidente viraria o jogo na cidade.
Nas eleições passadas, Bolsonaro teve 63,18% dos votos válidos no primeiro turno e 68,66% dos votos válidos no segundo turno. Sendo que o petista Fernando Haddad teve menos que 35% dos votos na cidade.
A pesquisa feita pela instituto cuiabano Ipec mostra que o petista venceria Bolsonaro na cidade tanto na modalidade espontânea como na estimulada.
Na pesquisa espontânea, Lula tem 27,5% das intenções de voto, contra 18,17% de Bolsonaro. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) fica terceiro lugar, com 1,50%, e Ciro Gomes (PDT) aparece com 1,17%. O governador de São Paulo, João Dória Júnior e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite aparecem respectivamente , com 0,5% e 0,17%, e o cabo Daciolo (Avante) 0,33%.
Já na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados pelos pesquisadores a vantagem de Lula é maior. O ex-presidente tem 42,17% das intenções de voto, contra 29,83% de Bolsonaro. Sérgio Moro fica em terceiro, com 4,17% dos eleitores, e Ciro Gomes, aparece 3,17%. O governador de São Paulo, João Dória, aparece com apenas 1% das intenções de voto, pouco à frente de Cabo Daciolo, que tem 0,17%.
A pesquisa aponta ainda que 1,67% dos eleitores preferem votar branco ou nulo e 17,17% não opinaram.
O levantamento ouviu 600 pessoas entre os dias 26 a 29 novembro e teve margem de erro de 5% com índice de confiança de 95%.