32.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 28, 2024

Ao contrário do governo federal, Prefeitura de Rondonópolis prioriza e investe na educação superior

Em um momento que as universidades e institutos federais enfrentam as consequências nos cortes orçamentários anunciados no final de abril pelo Ministério da Educação (MEC) que prevê o contingenciamento de 30% das verbas de custeio e que poderão interromper suas atividades, o município de Rondonópolis segue na contramão e prioriza o investimento na educação superior. Até o início do mês de maio, a prefeitura já investiu cerca de R$ 700 mil para a manutenção e efetivação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no município.

O repasse é destinado à realização regular dos cursos de graduação em Letras, Ciências da Computação e Direito.
Desde o ano passado, a Prefeitura assinou um convênio de cooperação educacional com a instituição para garantir a oferta dos três cursos na cidade garantindo o desenvolvimento da Educação no município e região.

Esta realidade é diferente da atual enfrentada pelas universidades e institutos federais, segundo reitores das instituições, o corte da verba de custeio deve afetar serviços essenciais como água, luz, limpeza e consequentemente ameaçar a qualidade do exercício do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições.

Por outro lado, a Prefeitura de Rondonópolis vem investindo para transformar a cidade em um polo em educação. Para a instalação definitiva do campus da UNEMAT na cidade, o prefeito Zé Carlos do Pátio com a aprovação da Câmara Municipal fez a doação de uma área de 100 mil metros quadrados no antigo aeroporto para a construção da sede da instituição e vem viabilizando a edificação da mesma.

Da Redação

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO