Governador é o primeiro entrevistado e pede aos mato-grossenses que participem do Censo 2010

O Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou oficialmente nesta segunda-feira (02.08) no Estado, e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, foi o primeiro a ser entrevistado. O chefe do Executivo estadual recebeu em sua residência pela manhã os recenseadores, e respondeu ao questionário, com 21 perguntas.
Durante a coleta de dados, que contou com a presença da primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, e com o chefe do IBGE em Mato Grosso, Delvaldo Souza, o governador destacou que as novas informações coletadas pelo instituto irão ajudar as atividades públicas.
“É bom para Mato Grosso e é bom para cada um de nós, pois as informações coletadas serão fundamentais para o Estado, em que os recenseadores traçarão o perfil de um novo Brasil”, disse o governador.
Após ser recenseado, Silval Barbosa pediu que os mato-grossenses participem do Censo 2010. “É o momento de todos receberem a equipe do IBGE. Por isso, faço um pedido para a população receber o recenseador em casa e responder corretamente a entrevista”, declarou.
O recenseador Emerson Miranda, que fez as perguntas ao governador, disse que Silval Barbosa foi o primeiro a dar exemplo para a população mato-grossense. “É muito importante o cidadão receber a equipe do IBGE em sua residência. Afinal de contas um censo como este mostrará a realidade do Estado de Mato Grosso, seu perfil econômico e social”, afirmou o recenseador.
TECNOLOGIA
Este é o primeiro censo informatizado, em que os recenseadores registram as respostas em um equipamento digital e depois encaminhá-las a um centro de apuração. “Foi abolido o papel do censo e agora, os recenseadores utilizam o computador para levantar os dados e depois divulgá-los”, explicou o chefe do IBGE em Mato Grosso, Delvaldo Souza.
Dessa forma, quando o morador responder ao recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados), utilizados no Censo 2010. As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados.
COLETA DE INFORMAÇÕES
O trabalho do IBGE é realizado de 10 em 10 anos com a finalidade de conhecer as condições de vida da população em cada município do país. “A coleta de informações servirá de base para definir as políticas públicas e assim planejar com mais segurança as ações futuras do Brasil”, frisou Delvaldo Souza.
O levantamento do Censo 2010 continua até o dia 31 de outubro, em todas as residências do país. Os recenseadores poderão ser identificados pelo uso de um colete especial, no qual estará fixado um documento de identificação e o logotipo do Censo, além de um boné e o material eletrônico de mão para a realização do questionário.
Os primeiros resultados sobre a população brasileira serão divulgados no dia 27 de novembro. Outros dados devem ser liberados conforme as informações forem processadas e podem ser divulgados até 2012.
Fonte:SECOM/MT