Investimentos visam fixar homem no campo e diversificar a produção

Promover a fixação do homem no campo e trabalhar para ampliar a cadeia produtiva e melhorar a renda do pequeno produtor, em Rondonópolis. Esta é a meta do prefeito José Carlos do Pátio que investe numa série de programas e ações para melhorar a produção agrícola e pecuária nas pequenas propriedades e assegurar mais qualidade de vida para as comunidades rurais. A expectativa do prefeito é incrementar a agricultura familiar e amenizar os problemas sociais registrados na zona urbana, com o retorno das famílias para o campo.
O projeto de desenvolvimento da agricultura familiar é acompanhado de perto pelo prefeito que faz visitas constantes às comunidades. Pátio se reuniu com os moradores da Gleba Rio Vermelho, neste sábado, dia 20 de junho, para discutir propostas de investimentos na localidade e fazer a entrega de um trator com grade para a Associação Nova Aliança que representa 320 famílias de pequenos produtores.
Pátio avalia que a Gleba Rio Vermelho tem uma característica diferente das demais localidades da zona rural, pela diversidade do perfil das famílias de sitiantes. O contexto diferenciado, na opinião do prefeito, serve como desafio para a administração que classifica o apoio ao pequeno produtor entre as prioridades de governo. Ele defende que é necessário trabalhar para melhorar a qualidade de vida e promover a união das famílias, naquela comunidade.
Entre as ações previstas para beneficiar os pequenos produtores da Gleba está as do Programa Água para Todos que deve resultar na perfuração de poços artesianos e instalação de reservatórios de água. A previsão é perfurar 30 poços nas diversas comunidades rurais, até o final do ano. Até agora já foram perfurados 11 e oito deles já produzem água para abastecer as famílias. Num segundo momento, o prefeito espera conquistar recursos federais para fazer as redes de abastecimento de água nas comunidades rurais. O programa é desenvolvimento em parceria com a Fundação Nacional de Saúde e o apoio do deputado federal Carlos Bezerra que assegurou os recursos necessários.
O prefeito que investe também na ampliação da equipe e na melhoria da estrutura da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Município, disponibiliza uma máquina retroescavadeira para atender os pequenos produtores. O trabalho do secretário Valdir Correia resultou ainda na aquisição de quatro motocicletas e três caminhões para utilizar nos diversos programas. A assistência oferecida à agricultura familiar foi ampliada com a contratação de seis técnicos agrícolas, um zootecnista e um engenheiro agrônomo.
O trabalho conjunto com o deputado Carlos Bezerra e a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já resultou na doação de oito tratores equipados com grades para as comunidades rurais. A expectativa é chegar a 15 tratores entregues aos pequenos produtores, até o final do ano. Pátio sugere que as comunidades se unam num mutirão para recuperar as áreas, com os serviços de arar e gradear a terra nos sítios.
O prefeito chama a atenção das famílias também para a necessidade de lançar mão das linhas de crédito do Pronaf, para avançar no projeto de melhorar a estrutura dos sítios e garantir mais capacidade de produção e renda, além de conquistar mais qualidade de vida para daqueles que vivem no campo. O presidente da Coder, Darci Lovato, assumiu o compromisso de recuperar a estrada vicinal identificada como “linha 2” , que liga a rodovia BR-364 à Gleba, até o dia 4 de julho. O interesse da comunidade é contar com boas condições de tráfego para os convidados que participam da festa junina da localidade.
A solenidade de entrega do oitavo trator contou com a participação do secretário Valdir Correia; o chefe do Departamento de Produção, Geniltom Pereira de Souza; o vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulo; e o presidente da Coder, Darci Lovato, além do presidente da Associação Nova Aliança, Bresley Flávio Simões; a diretora da Escola Municipal, professora Izabel Alves da Silva, e a comunidade em geral.
Ascom